MECANISMOS ENVOLVIDOS NA ETIOLOGIA DA DOR MUSCULAR TARDIA – ARTIGO DE REVISÃO

Mechanisms involved in delayed onset muscle soreness etiology

Resumo

[1] Tricoli, W., Mecanismos envolvidos na etiologia da dor muscular tardia. Rev. Bras. Ciên. e Mov. 9 (2): 39-44, 2001. A dor muscular tardia é caracterizada pela sensação de desconforto e dor na musculatura esquelética, que ocorre algumas horas após a prática de uma atividade física, à qual não estamos acostumados. A dor não se manifesta até aproximadamente oito horas após o exercício, aumentando intensidade nas primeiras 24 horas e alcança o máximo de intensidade entre 24 e 72 horas. Após esse período, há um declínio progressivo na dor, de modo que, cinco a sete dias após a carga de exercício, ela desaparece completamente. Apesar da grande quantidade de pesquisas científicas, ainda estão indefinidos quais são os mecanismos responsáveis pelo surgimento da dor muscular tardia. As primeiras teorias propuseram dano físico causado pelo aumento da tensão no aparelho contrátil, acúmulo de produtos metabólicos, dano estrutural aos tecidos, causado pelo aumento da temperatura muscular e controle neuromuscular alterado como os possíveis fatores envolvidos na etiologia da dor muscular tardia. Esta revisão discute a hipótese de que os danos causados à estrutura muscular, devidos à prática de contrações musculares de alta intensidade, desencadeiam uma resposta inflamatória a qual é a principal responsável pela dor tardia no grupo muscular exercitado.

Palavras-chave: dor muscular, inflamação, contração excêntrica.

Abstract

[2] Tricoli, W., Mechanisms involved in delayed onset muscle soreness etiology. Rev. Bras. Ciên. e Mov. 9 (2): 39-44, 2001. Delayed onset muscle soreness (DOMS) is the sensation of discomfort and pain in the skeletal muscles that occurs following unaccustomed muscular activity. The soreness normally is not noted until about eight hours after exercise, it increases in intensity in the first 24 hours, reaches maximum intensity from 24-72 hours and then declines so that after five to seven days it subsides. Despite the large quantity of research, it is still not certain which mechanisms are responsible for the DOMS phenomenon. Early theories proposed physical damage caused by increased tension in the contractile apparatus, accumulation of toxic waste products by increased metabolism, structural injury to the tissues caused by increased muscle temperature, and altered neural control as possible factors involved in the etiology of DOMS. This review will discuss the hypothesis that muscle structure damage caused by high tension eccentric contractions triggers an inflammatory response which is ultimately responsible for the DOMS in the exercised muscle group.

Keywords: muscle soreness, inflammation, excentric

Por: Valmor Tricoli

Departamento de Esporte Escola de Educação Física e Esporte Universidade de São Paulo

Fonte: portalrevistas.ucb.br/ Rev. Bras. Ciên. e Mov. Brasília v. 9 n. 2 p. abril 2001