MESTRANDO EM BIOTECNOLOGIA DESENVOLVE PROTÓTIPO PORTÁTIL PARA APLICAÇÃO DE TÉCNICA DE FISIOTERAPIA

0
796

Crioterapia é uma técnica francesa que utiliza a baixa temperatura como um auxiliador da fisioterapia. Acredita-se que a lesão possa ser curada com a aplicação de algum objeto gelado. Existem no mundo muitos métodos para utilizar essa técnica e ao analisar isso o mestrando Alessandro Silva da Rosa desenvolveu durante o curso um protótipo portátil voltado para esse tipo de aplicação.

Alessandro faz parte do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e apresentou o produto desenvolvido nesta quarta-feira (7), durante a defesa da dissertação desenvolvida. A orientação da pesquisa foi do professor Dr. Marco Hiroshi Naka.

“Podemos encontrar no mercado, hoje em dia, meios que vão desde a aplicação de gelo no local da lesão até banheiras térmicas para cobrir uma área maior lesionada”, explicou o mestrando. Diante desse cenário, ele resolveu inovar e elaborou um mecanismo portátil, ligado a baterias móveis, que facilitaria o deslocamento da pessoa que o utiliza. “Em vez do paciente ficar sentado em uma banheira ou com gelo sobre o corpo, este equipamento permitirá que ele continue a desenvolver outras atividades e ao mesmo tempo tratar a lesão”, detalhou.

21821-alessandro-durante-a-apresentacao-do-prototipo-a

                               Alessandro durante a apresentação do protótipo

Para Alessandro, o problema maior é o custo. “Um dos meus objetivos era atingir um custo acessível, o mais barato possível. Por conta dos materiais utilizados, o custo do aparelho sairá em torno de R$ 300 a R$ 350”.

Três especialistas da área participaram da banca que avaliou o trabalho desenvolvido pelo mestrando: os professores da UCDB Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho e Dr. Mauro Conti Pereira, e a professora do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran), Dra. Aline Ferreira dos Santos. O trio gostou da iniciativa e elogiou a dissertação elaborada pelo mestrando. Para obter mais informações ligue (67) 3312-3768.

Fonte: UCDB ( Universidade Católica Dom Bosco – MS)

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*