NotíciasSaúde

“Método Bobath”

Hoje cada vez mais se busca a fisioterapia especializada para tratar e estimular os bebês e crianças que apresentem qualquer alteração no desenvolvimento motor, seja ele por prematuridade, por lesão neurológica ou por alguma Síndrome.

 

Um dos métodos mais eficazes é o Conceito Neuroevolutivo Bobath, que é a especialidade mais difundida e de extrema importância na intervenção terapêutica que avalia e trata bebês e crianças com atraso de desenvolvimento motor, ou que apresentam qualquer disfunção motora e suas limitações funcionais, ativando músculos, controle postural e equilíbrio, assim fazendo com que adquiram autonomia dos movimentos para brincar, comer, e fazer suas atividades da vida diária.

 

Antes de iniciarmos o tratamento, avaliamos e traçamos objetivos concretos com manuseios leves fazendo os movimentos se repetirem e surgirem de forma natural, para isso utilizamos bolas suíça, rolos entre outros.

 

O tratamento deve ser o mais precoce possível para que possamos auxiliar fazendo com que os movimentos ocorram da forma mais próxima ao desenvolvimento motor normal e o bebê ou criança vivencie todas as fases do mesmo que são de extrema importância.

 

O Método Bobath, desenvolvido nos anos 50, pelo casal Bobath, na Inglaterra, continua sendo um dos melhores nesta área neurológica de reabilitação infantil. Se diferencia da fisioterapia convencional, pois ele vê o bebê e a criança de uma forma global, abordando vários níveis de desenvolvimento no mesmo tratamento. Outro fator importante é que os ganhos motores através do método Bobath são baseados na neuroplasticidade do cérebro, que é a capacidade que nosso corpo tem de “modificar” a estrutura neurológica de acordo com os estímulos que ele recebe.

 

Fonte: OCP News

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conferir também

Close
Close