MÉTODO KINESIO TAPING

0
32154

O método kinesio taping consiste na aplicação de uma ligadura elástica adesiva na pele para reduzir os sintomas e melhorar a funcionalidade dos músculos.

Este tipo de ligadura age sobre o tecido muscular e fascial, sob as articulações e nos sistemas: circulatório, linfático e nervoso.

O fisioterapeuta coloca o kinesio taping para alterar o tônus muscular, estimular a drenagem linfática, corrigir os padrões de movimento e melhorar a postura.
Esta bandagem é econômica, fácil de aplicar e pode demorar até 3/4 dias.
A bandagem pode ser comprada em farmácia e nas lojas de artigos esportivos (por exemplo, o Decathlon).
Esta bandagem pode ser aplicada mesmo na gravidez e em todas as partes do corpo, até mesmo as mais delicadas como a virilha.
A kinesio taping é diferente da ligadura elástica adesiva e do método de taping McConnell.
Principalmente a ligadura elástica adesiva tradicional é usada para reduzir a amplitude do movimento.
O efeito desse método é criar uma ponte sobre áreas lesadas para que os atletas possam executar determinados movimentos sem sentir dor.
A fita elástica tradicional é removida após o término de um evento esportivo, enquanto a fita kinesio é aplicada por 2/3 dias.

O método de taping McConnell é uma técnica que venda algumas partes do corpo para influenciar alguns movimentos.
McConnell usa uma fita muito rígida e adesiva que deve permanecer no corpo até 18 horas (muitas vezes realizadas apenas por curtos períodos de tempo devido ao desconforto que isso provoca).

O kinesio taping é uma técnica nova que está se tornando muito popular nos últimos anos (especialmente no mundo do esporte).
O kinesio tape é uma fita de fibra de algodão hipoalergênica sem latex que se estende longitudinalmente (até 100% do seu comprimento em repouso).
O tecido é poroso e permite a respiração da pele.
A parte adesiva da fita contém uma cola acrílica impermeável que é ativada com o calor.
Graças a esses recursos a fita pode permanecer no corpo por 3-4 dias (mesmo no caso de transpiração e contato com a água).
A fita não contém medicamentos. A espessura e o peso da fita são projetados para assemelhar ao máxímo possível aquela da pele.
É importante que a bandagem seja muito adesiva porque deveria resistir mesmo nos treinos (portanto com o suor) e durante o banho.
Existem fitas de cores diferentes, às vezes uma cor causa uma erupção cutânea, enquanto outro da mesma marca não provoca reações cutâneas.

Para que serve o kinesio taping?

O kinesio taping tem sido usado por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, instrutores atléticos, quiropráticos, médicos e osteopatas para muitas disfunções.
O campo de aplicação é muito grande: da articulação temporomandibular até doenças do pé.
Hoje, graças a sua simplicidade, a fita de kinesio taping é amplamente utilizada tanto por pessoas comuns quanto por atletas de alto nível.

Como é que funciona?

A fita de kinesio taping pode ser usada para permitir o movimento completo das articulações, enquanto a ligadura elástica reduz a amplitude de movimento.
A aplicação da fita sobre a pele não só tem um efeito local, mas também sobre os tecidos e músculos subjacentes.
Fazendo trabalhar melhor os músculos, se promove uma melhor circulação sanguínea e linfática, se estimulam as defesas corporais e se promove a cura dos nervos, músculos e órgãos.

A fita utiliza sua elasticidade para levantar a pele dos tecidos subjacentes, formando das ‘rugas’.
Por essa propriedade, a pele é levantada a partir da derme (camada subcutânea), melhorando a circulação e a absorção de líquidos.
Dado que a fita está em contato com a pele, envia informações importantes para o cérebro (estimulação sensorial e informação proprioceptiva) que causam uma reação reflexa do músculo.

Os principais efeitos do Kinesio taping são quatro:

  • Suporte muscular – melhora a capacidade do músculo de se contrair, mesmo quando ele esta fraco. Reduz a sensação de dor e fadiga. Protege os músculos das cãibras ou do alongamento excessivo.
  • Eliminar o congestionamento de fluidos corporais – melhora a circulação sanguínea e linfática,  também reduz a inflamação dos tecidos.
  • A ativação do sistema analgésico endógeno – significa que a fita deve facilitar os mecanismos de auto-cura do corpo. Isso também é um ponto importante da osteopatia e quiropraxia.
  • Corrigir problemas articulares – a meta é melhorar o alinhamento dos ossos e o movimento através da regulação da atividade dos músculos fracos ou contraídos.No caso de dor ciática (inflamação do nervo ciático), cruralgia ou nevralgia cervicobraquial, o kinesio taping não é indicado porque os sintomas surgem dos nervos que estão em áreas profundas do corpo e não nos tecidos que se encontram sob a pele. 

    Aplicação do Kinesio taping

Antes da aplicação, é necessário cortar a fita da forma e comprimento correto.Existem várias possibilidades de corte: podemos usar uma tira reta (corte a ‘I’), cortar a ‘Y ‘ a ‘X ‘ e a “leque”.A parte anatômica que deve ser vendada influencia geralmente o tipo de corte para usar.Em geral, um corte a ‘I’ tem uma ação estabilizadora muito mais do que um corte em forma de leque, que ao contrário é muito drenante.

Para saber o comprimento correto da fita, é necessário simplesmente medir o segmento da vendar.
Principalmente, existem dois tipos de aplicação para vendar:
  • Para os músculos contraídos que necessitam de relaxamento e para drenar: aplicar a fita sem tensão, colocando o segmento da vendar na posição de alongamento.
  • Para os músculos que precisam ser suportados, estabilizados e para técnicas ligamentares: aplicar a fita sem tensão, colocando o membro da vendar em encurtamento. Ou aplicar a fita com um pouco de tensão (ou seja, puxando as extremidades para alongar), mantendo o segmento da vendar em posição neutra.

Aplicar a fita no ombro : Antes de aplicar a fita, limpar cuidadosamente a pele e garantir que o paciente não utiliza cremes e óleos que podem alterar a capacidade de ficar colada.
Um truque muito eficaz é a utilização do gel de ultra-som para limpar adequadamente a pele de resíduos de cremes.
Separar a parte posterior da fita lentamente de modo que a fita não se dobre sobre si mesma.
Aplique levemente na pele para ver se a fita está posicionada corretamente.
Uma vez no lugar, é necessário aplicar pressão sobre a fita, esfregando por 30 segundos para ativar a cola (com o calor do esfregamento).

As opiniões sobre a direção a ser tomada na aplicação da fita (desde a origem até a inserção ou vice-versa) são diferentes e por vezes conflitantes e variam dependendo das escolas de formação.Em cada caso, a eficácia da fita Kinesio não muda.

Podemos começar a partir da origem do bíceps braquial e aplicar o taping ao longo do braço para o cotovelo.

Método de aplicação do kinesio taping no ombro.

 Primeira parte da aplicação  do taping para tendinite patelar.
Segunda parte do taping para tendinite patelar com a aplicação de um curativo para apoiar a patela

Bandagem  combinada para o quadríceps

Aplicação combinada de vasto medial e lateral. Útil em caso de stress no quadríceps, dupla contratura do quadríceps, externo ou interno e para rigidez do músculo.

Kinesio Taping para contração da panturrilha e tendinite de Aquiles.

Ação: relaxamento. Forma: uma tira a ‘Y ‘. Comprimento: debaixo do calcanhar até a cavidade poplítea. Aplique a fita sem tensão, começando apenas sob o calcanhar e com alongamento da panturrilha. Com a fita envolva a parte externa do ventre muscular dos gêmeos.

Kinesio Taping para a entorse do tornozelo, inchaço do pé e do tornozelo

Ação: drenagem. Forma: duas tiras. Comprimento: 25 cm. Aplica as tiras para formar um duplo leque sobre o tornozelo. Pressionar em alongamento o tornozelo e aplicar sem tensão.

Conclusão

As vantagens do taping em relação à ligadura elástica adesiva é a total liberdade de movimento, assim, melhora o fluxo de fluidos do corpo e acelera o processo de cicatrização.
Também resiste à água e a transpiração, portanto pode ser usada no treino, na piscina e debaixo do chuveiro: a aplicação pode ainda durar até 5 dias.
Os resultados do Kinesio taping são rápidos, visíveis e mensuráveis imediatamente após a aplicação.

Quando a fita é removida, é necessário esperar alguns dias antes do tratamento adicional na mesma zona para dar a possibilidade para a pele descansar.
O kinesio taping é rápido e fácil de aplicar, também pode ser aplicado pelo paciente nas áreas facilmente acessíveis.
No entanto não são recomendados aplicações ‘faça você mesmo’.
Confiar sempre nas mãos de um profissional experiente para aplicar a fita a fim de se obter o máximo de resultado desta técnica.

Fonte: fisioterapiaparatodos

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*