MUSCULAÇÃO TERAPÊUTICA

0
1705

A musculação terapêutica é uma técnica que se utiliza dos benefícios da ação muscular, ou seja, da musculação, de forma terapêutica. Através dos ganhos de força, flexibilidade e desempenho aeróbico podemos contribuir diretamente com a melhora da saúde do indivíduo. Baseia-se no controle da frequência cardíaca e aplicação de exercícios funcionais. Proporcionando excelentes resultados quanto ao reequilíbrio muscular, ganho de massa magra, emagrecimento e condicionamento cardíaco. Destaca-se por ser método seguro para populações especiais, ou seja, acometidos por alguma doença.

A musculação terapêutica difere-se da musculação convencional por se utilizar de padrões de movimentos chamados de funcionais, ou seja, movimentos que utilizamos no nosso dia a dia. Dessa forma, os movimentos são reforçados durantes as atividades diárias, além de prevenir lesões. A musculação terapêutica trabalha exclusivamente com o controle da frequência cardíaca, o que garante o máximo aproveitamento sem exceder os limites dos indivíduos, nem ficar abaixo do necessário.

Dentre os principais benefícios da musculação terapêutica pode-se destacar o aumento de massa magra, perda de massa gorda, correção de desordens posturais e ortopédicas, tratamento para obesidade e condicionamento cardíaco. O tempo de tratamento depende do objetivo a ser atingido. Quando maior a colaboração do paciente, mais rápido são os resultados.

Na maioria dos exercícios da musculação terapêutica não são utilizados aparelhos clássicos da musculação, pois esta técnica aproveita a vantagem de os exercícios com pesos livres melhorarem o equilíbrio, coordenação motora e recrutamento muscular mais que os exercícios com aparelhos e ainda facilitarem a execução de movimentos funcionais.

A aplicação da musculação terapêutica é simples, exige uma sala apropriada, marcadores de frequência cardíaca, halteres e caneleiras.

A musculação terapêutica pode ser realizada por indivíduos que buscam melhora da condição física em geral, além de populações especais como pacientes que buscam reabilitação cardíaca (hipertensos, pré e pós operatório de cirurgia cardíaca, pacientes cardíacos em geral); pessoas que buscam tratamento para obesidade; diabéticos; paciente com problemas ortopédicos; problemas posturais além de idosos e gestantes. O objetivo da musculação terapêutica é fazer com que o indivíduo atinja níveis saudáveis de condicionamento e esteja apto para continuar mantendo os resultados posteriormente em academias ou livremente conforme a sua preferência.

Os resultados da musculação terapêutica podem ser potencializados com o acompanhamento nutricional. A nutrição dá a base dos tecidos, ou seja, auxilia na substituição da gordura corporal por massa muscular. Além disso, o paciente recebe orientações específicas para cada caso, seja em tratamento de problemas cardíacos, ortopédicos, obesidade. A dieta utilizada depende de cada caso, sempre focando em uma alimentação saudável, para promover aumento de massa magra e perda de gordura.

Como o objetivo da musculação terapêutica é a redução de gordura e aumento de músculos, ou seja, trocar massa gorda por massa magra, essa diferença de tecidos pode não aparecer na balança, porque músculo pesa mais que gordura. No entanto, a redução de gordura pode ser de até 500g por semana. Ao longo do tratamento, com aumento da massa magra, que é metabolicamente mais ativo, o gasto calórico aumento, potencializando a perda de gordura.

De uma maneira geral, a alimentação contribui para uma melhora na constituição corporal, e evita efeito sanfona, aquele efeito de emagrecer e engordar novamente. A alimentação possui um impacto positivo na musculação terapêutica pois o nosso corpo é o que a gente come. Alimentação mais exercícios garantem, além da boa forma, a saúde. O paciente da musculação terapêutica recebe orientação nutricional dependendo do objetivo do tratamento, ou seja, há uma conscientização e orientação nutricional dependendo do caso, seja perda de peso, ou problemas cardiovasculares.

Por: Cassiane M Nascimento – Fisioterapeuta –  CREFITO 175608-F  /   Janaina Strapazzon -Nutrição- CRN8 8501/P

Fonte: Revista Saude

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*