MOTORISTA ESTÁ PERDENDO OS MOVIMENTOS POR NÃO CONSEGUIR FISIOTERAPIA

11/11/13

Osmar está perdendo os movimentos porque não consegue, há 5 meses, uma vaga em UBS para tratamento

O motorista Osmar Rodrigues, de 58 anos, realizou uma cirurgia na coluna, no dia 29 de maio, no Hospital Santa Marcelina de Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. Após cinco meses da data do procedimento, o motorista ainda não conseguiu iniciar as sessões de fisioterapia, segundo ele, por falta de vaga na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Paraguaçu. O atraso no tratamento está levando o motorista a perder a autonomia.

Osmar teve um desgaste na coluna, que resultou na colocação de seis pinos nas vértebras. Para  garantir a recuperação, o médico receitou pelo menos 20 sessões de fisioterapia. “Sinto muitas dores ao caminhar. Estou piorando e perdendo os movimentos. Passo o dia deitado”, conta o paciente.

Enquanto seu estado de saúde declina, Osmar passa dificuldades em casa. Ele era funcionário de uma cooperativa, que não dá benefícios trabalhistas, e sua esposa, que ganha R$ 900, é quem está sustentando a casa. “Moro com a minha esposa e dois filhos. Um deles está desempregado. Preciso voltar a trabalhar, mas a saúde debilitada não deixa”, disse o motorista.

Outro município/ Segundo o Osmar, funcionários da UBS Jardim Paraguaçu disseram que a possibilidade de ele conseguir uma vaga para fisioterapia em São Paulo era muito pequena e, talvez, ele fosse direcionado para realizar as sessões em um município vizinho.

“Como vou chegar lá? Não tenho carro. Preciso fazer a fisioterapia perto de casa”, conta o motorista.

Secretaria marca nova consulta para o final deste mês

A CRSL (Coordenadoria Regional de Saúde Leste) informa que o único registro de consulta  em nome de Osmar Rodrigues foi feito no dia 4 de março deste ano, com o médico clínico geral da UBS Jd. Paraguaçu, mas irá apurar a situação.

Segundo a pasta, cabe ressaltar que em casos de reabilitação física pós-cirúrgica, os pacientes têm prioridade e são oferecidas vagas em reserva técnica nos serviços. A CRSL informa que está agendada um consulta com fisioterapeuta na UBS/NIR Jd. Tietê 1, no próximo dia 26, e o paciente foi avisado.

A Secretaria Municipal de Saúde afirma que para conseguir tratamento nos centros de referência em reabilitação é necessário ir até uma das 447 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que fará o agendamento no Núcleo Integrado de Reabilitação.

Pós Urgência

Fonte: Terra


Leia também: