O MÉTODO KABAT NO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO DA DOENÇA DE ALZHEIMER

RESUMO:

A Doença de Alzheimer (DA) é uma doença crônica degenerativa, comum em idosos, caracterizada por uma deteriorização gradual da função intelectual. O presente estudo teve como objetivo verificar se o método Kabat, quando aplicado em pacientes com DA, proporciona melhora em sua qualidade de vida. Os resultados indicaram que a aplicação do teste em pacientes com DA proporciona, além de funcionalidade e mobilidade, retardo na necessidade de um cuidador.

Palavras-chave: Doença de Alzheimer; método Kabat; envelhecimento.

ABSTRACT:

Alzheimer’s Disease (AD) is a chronic degenerative disease, common in the elderly, characterized by a gradual deterioration of the intellectual function. This study aimed to determine whether the Kabat method, when applied to patients with AD, improves their quality of life. This is a descriptive study and a literature review. Results indicated that the application of the test to patients with AD provides functionality and mobility; in addition, it delays the need of having someone to take care of the patient.

Keywords: Alzheimer’s disease; Kabat method; aging.

Por: Kallynne Rodrigues de Carvalho – Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Rio Verde – FESURV

Rejane Maria Cruvinel Cabral – Fisioterapeuta. Profa. Mestre – Disciplina Fisioterapia Geriátrica – Universidade de Rio Verde – FESURV. Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Demétrio Antonio Gonçalves da S. Gomes – Médico. Hospital Regional Samambaia – HRSam – SES/GDF. Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Adriano Bueno Tavares– Médico. Prof. Doutor – Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Gerontologia – Universidade Católica de Brasília (UCB).

Fonte:  revista Kairós, São Paulo, 11(2), dez. 2008, pp. 181-195 / https://revistas.pucsp.br