Dicas de Saúde

O que é Creatinina? Alta, Baixa, Valores de Referência e Exame

A creatinina é uma molécula de resíduos químicos que é gerada a partir do metabolismo muscular.

Creatinina é uma substância derivada do metabolismo da creatina, uma proteína que está presente nos músculos, e é produzida no organismo de acordo com o nível de massa muscular. Por isso, é normal os homens terem maiores níveis de creatinina no sangue do que as mulheres.

A creatinina é produzida a partir da creatina, uma molécula de grande importância para a produção de energia nos músculos. Aproximadamente 2% da creatina do corpo é convertida em creatinina todos os dias.

A creatinina é transportada através da corrente sanguínea para os rins. Os rins filtram a maior parte da creatinina e a descartam na urina.

Porque a massa muscular no corpo é relativamente constante no dia a dia, a produção de creatinina normalmente permanece essencialmente inalterada em uma base diária.

Por que os níveis de creatinina no sangue são verificados?

Os rins mantêm a creatinina no sangue em um intervalo normal. Constatou-se que a creatinina é um indicador bastante confiável da função renal. Nível elevado de creatinina significa comprometimento da função renal ou doença rena.

Como os rins ficam debilitados por qualquer razão, o nível de creatinina no sangue aumentará devido à falta de depuração da creatinina pelos rins. Níveis anormalmente elevados de creatinina, portanto, alertam para o possível mau funcionamento ou falha dos rins. É por esta razão que os exames de sangue padrão rotineiramente verificam a quantidade de creatinina no sangue.

Uma medida mais precisa da função renal pode ser estimada pelo cálculo da quantidade de creatinina removida do corpo pelos rins. Isso é conhecido como clearance de creatinina e estima a taxa de filtração pelos rins (taxa de filtração glomerular ou TFG). A depuração da creatinina pode ser medida de duas maneiras. Ele pode ser calculado (estimado) por uma fórmula usando o nível de creatinina sérica (sangue), o peso do paciente e a idade. A fórmula é 140 menos a idade do paciente em anos vezes o seu peso em quilogramas (vezes 0,85 para as mulheres), dividido por 72 vezes o nível de creatinina sérica em mg / dL. A depuração da creatinina também pode ser medida mais diretamente pela coleta de uma amostra de urina de 24 horas e, em seguida, a coleta de uma amostra de sangue. Os níveis de creatinina na urina e no sangue são determinados e comparados. A depuração normal da creatinina para mulheres saudáveis ​​é de 88-128 ml / min. e 97 a 137 mL / min. nos machos (os níveis normais podem variar ligeiramente entre os laboratórios).

O nível de nitrogênio uréico no sangue (BUN) é outro indicador da função renal. A uréia também é um subproduto metabólico que pode se acumular se a função renal estiver prejudicada. A taxa de BUN para creatinina geralmente fornece informações mais precisas sobre a função renal e sua possível causa subjacente em comparação com o nível de creatinina sozinho. BUN também aumenta com a desidratação.

Recentemente, níveis elevados de creatinina em crianças foram associados com bacteremia, enquanto níveis elevados em homens adultos foram associados ao aumento do risco de câncer de próstata.

Quais são os níveis normais de creatinina no sangue?

Os níveis normais de creatinina no sangue são de aproximadamente 0,6 a 1,2 miligramas (mg) por decilitro (dL) em homens adultos e 0,5 a 1,1 miligramas por decilitro em mulheres adultas. (No sistema métrico, um miligrama é uma unidade de peso igual a um milésimo de grama e um decilitro é uma unidade de volume igual a um décimo de um litro).

Quais são considerados altos níveis de creatinina?

Uma pessoa com apenas um rim pode ter um nível normal de cerca de 1,8 ou 1,9.

Níveis de creatinina que atingem 2,0 ou mais em bebês e 5,0 ou mais em adultos podem indicar comprometimento renal grave.

A necessidade de uma máquina de diálise para remover os resíduos do sangue é baseada em várias considerações, incluindo o BUN, o nível de creatinina, o nível de potássio e a quantidade de líquido que o paciente retém.

Quais são os sintomas associados aos altos níveis de creatinina?

Os sintomas da disfunção renal (insuficiência renal) variam amplamente. Eles geralmente não se correlacionam com o nível de creatinina no sangue.

Algumas pessoas podem ter um achado incidental de doença renal grave e creatinina elevada em exames de sangue de rotina sem apresentar nenhum sintoma.

Em outros, dependendo da causa do problema, diferentes sintomas de insuficiência renal podem estar presentes, incluindo:

• Desidratação,
  • Fadiga,
  • Inchaço (edema),
  • Falta de ar,
  • Confusão ou outros sintomas inespecíficos (por exemplo, náuseas, vômitos, neuropatia e pele seca).

O que causa níveis elevados (altos) de creatinina no sangue?

Qualquer condição que prejudique a função dos rins provavelmente elevará o nível de creatinina no sangue. É importante reconhecer se o processo que leva à disfunção renal (insuficiência renal, azotemia) é de longa duração ou recente. Elevações recentes podem ser mais facilmente tratadas e revertidas.

As causas mais comuns de doença renal crônica de longa data em adultos são: pressão alta e diabetes.

Outras causas de níveis elevados de creatinina no sangue são:

• Certas drogas (por exemplo, cimetidina [Bactrim]) podem causar níveis anormalmente elevados de creatinina.
  • A creatinina sérica também pode aumentar transitoriamente após a ingestão de uma grande quantidade de carne na dieta; assim, a nutrição pode às vezes desempenhar um papel na medição da creatinina.
  • Infecções renais, rabdomiólise (quebra muscular anormal) e obstrução do trato urinário também podem elevar os níveis de creatinina.

Quem tem níveis baixos ou altos de creatinina no sangue?

Os adultos jovens ou de meia-idade musculares podem ter mais creatinina no sangue do que a norma para a população em geral.

Os idosos podem ter menos creatinina no sangue do que a norma. Os bebês têm níveis normais de cerca de 0,2 ou mais, dependendo do desenvolvimento muscular.

Em pessoas com desnutrição, perda de peso severa e doenças prolongadas, a massa muscular tende a diminuir com o tempo e, portanto, seu nível de creatinina pode ser menor que o esperado para a idade.

Fonte: OPAS

Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas