O QUE É A FISIOTERAPIA DOMICILIAR (HOME CARE )?

0
6941

O atendimento da Fisioterapia Domiciliar é uma tendência crescente em nosso país, o que consiste em proporcionar a reabilitação de pacientes, os quais possuem limitações que dificultam sua locomoção até a clínica. Com o trânsito cada vez mais caótico e os desafios com nossas ruas e calçadas, esse tempo e desgaste com o deslocamento podem interferir diretamente na recuperação de pacientes.

Chamada também de Fisioterapia Home Care (termo de origem inglesa que significa “cuidados no lar”), esse modelo de atendimento surgiu com o objetivo de oferecer um tratamento mais personalizado a cada paciente, trazendo praticidade, em um ambiente mais confortável e familiar. O ambiente familiar traz segurança e é neste ambiente que a reabilitação se transforma em algo tranquilo e agradável.

São várias as vantagens da fisioterapia domiciliar. Hoje, muitos médicos têm recomendado aos seus pacientes que optem pelo modelo de fisioterapia em home care, pois o acompanhamento de familiares e pessoas mais próximas durante as sessões tem efeito bastante significativo para a reabilitação do paciente. Paciente e família são motivados e informados sobre o progresso, além de receberem toda orientação necessária para uma reabilitação de sucesso, havendo, ainda, a possibilidade de orientações aos familiares em condutas com o paciente, que auxiliam na evolução deste.

É importante salientar que para esse modelo de atendimento, não faltam recursos ao profissional para que seja realizado um tratamento em que o paciente se recupere de lesões ou sequelas oriundas de uma patologia, acidente, ou cirurgia. Há aparelhos e técnicas empregados de acordo com a necessidade do paciente, transformando o lar em um consultório harmonioso e funcional, garantindo que haja o pleno restabelecimento da saúde do mesmo. Normalmente, o que o fisioterapeuta precisa é de uma cama ou maca e o próprio espaço da casa para reabilitar o paciente. Podem ser necessárias algumas mudanças para facilitar o quotidiano familiar.

O funcionamento da fisioterapia em home care é basicamente igual a fisioterapia convencional, porém com maior flexibilidade de horários com a finalidade de atender às necessidades individuais de cada paciente. Em alguns casos, o paciente não tem condição de ser levado até a clínica e por essa razão é importante que o tratamento seja iniciado no conforto de sua casa e na presença de pessoas próximas.

As técnicas a serem utilizadas na fisioterapia em home care estão de acordo com a avaliação do fisioterapeuta dentro do diagnóstico cinético- funcional. São empregadas técnicas necessárias a fim de reabilitar, gerar habilidade, capacidade e funcionalidade ao paciente, dentro do ambiente de convívio com a família, sempre com a responsabilidade de promover a saúde e qualidade de vida aos pacientes, sendo portanto, esses os principais objetivos da fisioterapia.

O intuito desse modelo é proporcionar ao paciente:

• Tratamento individual e especializado;

• Comodidade, praticidade e bem- -estar;

• Economia de tempo e recursos financeiros;

• Facilidade para adaptar o ambiente domiciliar com as novas necessidades do paciente;

• Acelerar a recuperação.

É sempre importante certificar que o profissional seja qualificado para esse modelo de atendimento, capacitado para oferecer o melhor da fisioterapia para portadores de deficiência, idosos, crianças, gestantes e demais pacientes que necessitem de cuidados que irão exigir esse modelo de atendimento

Por: Paula Rosane Ribeiro de Lima – Fisioterapeuta – Crefitto 192291 – F – Goiânia

Fonte: Revista Saúde

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*