O QUE É A FISIOTERAPIA OROFACIAL?

Fisioterapia Orofacial é o ramo da Fisioterapia responsável pelo tratamento de disfunções relacionadas à articulação temporomandibular sucção e deglutição. Muitas vezes o paciente sente fortes dores de cabeça que irradiam para o ombro e pescoço, busca diversos tratamentos e não obtém resultados. O trabalho do fisioterapeuta juntamente com o do odontólogo possibilita a eliminação desses sintomas e traz uma melhor qualidade de vida para o indivíduo.

O que significa ATM?

O termo “ATM” é a abreviação para Articulação Temporomandibular, que é a responsável pelo movimento de abrir e fechar da boca.

Onde se localiza? Como é constituída?

Há duas ATM, uma na frente de cada ouvido.

A ATM é a articulação formada pelo osso temporal do crânio com a mandíbula, constituída pelo disco articular, tecido retrodiscal (zona bilaminar), membrana sinovial, cartilagem articular, cápsula articular e superfície articular, que é formada pelo côndilo da mandíbula e a fossa mandibular do osso temporal.

Sintomas da ATM

Por causa da variedade dos sintomas existentes da ATM, o diagnóstico preciso, às vezes, é difícil. De qualquer modo, há alguns sintomas clássicos que envolvem a mandíbula, ouvidos, cabeça, face e dentes.

O sintoma mais comum é o estalido das mandíbulas. Este barulho pode ser alto, o que pode ser ouvido pelos outros enquanto a pessoa mastiga. Pode haver ou não dor no movimento. Mas uma coisa é certa, se há um deslocamento do disco, como é normalmente no caso de barulho, os músculos que movem a mandíbula estão mais tensos que o normal. Isto pode ou não causar dor facial, no pescoço ou na cabeça.

O deslocamento da ATM também pode causar uma mudança na oclusão dental ou na mordida. Se o disco da ATM vai para outro lugar, os ossos e o disco não se juntam devida e corretamente, e a mordida que o paciente realiza se modifica.

Pode haver dor de ouvido, sendo a dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns nos problemas de ATM. Normalmente, a dor de cabeça é localizada nas têmporas e atrás da cabeça.

Muitos pacientes freqüentemente vão ao dentista reclamando de dor de dente, e por vezes a causa não é encontrada.

Principais Sintomas relacionados à ATM

* dor nas articulações;

* cefaléia;

* ruídos nas articulações (estalidos ou rangido);

* dificuldade de abrir totalmente a boca (contraturas musculares, calcificações articulares);

* dificuldade de mastigar;

* mudança na postura da cabeça (cabeça inclinada para frente);

* dor de ouvido;

* desgaste dental;

* zumbido;

* Sensação de mordida torta, desalinhada, cruzada.

O tratamento é multidiciplinar envolve médico , fisioterapeutas e dentistas .

A- Objetivos

* objetivo do tratamento consiste em evitar a cirurgia;

* reposicionar a mandíbula ao crânio para melhorar a função;

* minimizar a dor muscular;

* melhorar a amplitude de movimento;

* melhorando a postura;

* reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula;

* reduzir a inflamação;

* reduzir a carga adversa na ATM;

* fortalecer o sistema músculo-esquelético.

O trabalho do fisioterapeuta juntamente com a equipe multidisciplinar possibilita a eliminação desses sintomas e traz uma melhor qualidade de vida para o indivíduo.

Fonte: Fisiomed Cuiabá