O QUE É MASSOTERAPIA?

0
1282
Técnicas milenares que hoje já são muito utilizadas para tratamentos e prevenção de doenças. Mais do que isso, a massoterapia é uma ótima aliada na promoção da saúde!

Imagine uma série de técnicas que juntas, podem aliviar a dor muscular, combater o estresse, promover a sensação de bem estar, estimular a circulação sanguínea, entre outros benefícios que veremos mais adiante.

Agora imagine que, estas técnicas milenares, hoje fazem o maior sucesso e cada vez mais são procuradas por pessoas que estão em busca da qualidade de vida e de pessoas que querem e já fazem da massoterapia mais que uma profissão, um estilo de vida saudável!

Para os que gostam de definições mais técnicas e se perguntam “O que é Massoterapia?”, podemos defini-la como um conjunto de técnicas de massagens orientais e ocidentais que tem como objetivo proporcionar o bem estar, saúde e qualidade de vida para o indivíduo através de manobras terapêuticas como deslizamento, amassamento, fricção, pinçamento e vibração.

A massoterapia realiza a manipulação manual dos tecidos moles do corpo, além de movimentos nas articulações.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MASSOTERAPIA?

Quando pensamos na massoterapia ou massagem em geral, logo pensamos em relaxamento.

Os benefícios da massagem vão muito além de relaxamento. Ela pode ser usada como um complemento a tratamentos convencionais, pois atua na causa e não em sintomas de uma pessoa.

Podemos destacar os seguintes benefícios da massoterapia:

  • Promove a sensação de bem estar
  • Ajuda no controle dos sintomas de estresse
  • Alivia tensões e ajuda o combate da ansiedade
  • Alivio de dores musculares
  • Estímulo da circulação sanguínea
  • Elimina resíduos metabólicos do corpo
  • Fortalece o sistema imunológico

Como nem “tudo são flores”, em alguns casos é importante conhecer as contraindicações da massagem para evitarmos qualquer tipo de transtorno para nossa saúde.

ONDE COMEÇOU?

Não é possível definirmos com exatidão a história e origem da massoterapia. Em 300 A.C, na China, foi publicado “O Clássico da Massagem” que é a primeira obra da qual temos conhecimento.

A MASSOTERAPIA NOS DIAS ATUAIS

No mundo onde a pressa, correria e estresse, cada vez fazem mais parte do dia a dias pessoas, é fundamental uma pausa até para que seus corpos possam voltar ao seu equilíbrio (conhecida como homeostase). Muitas pessoas têm recorrido à massoterapia como uma forma de recuperar suas energias através de algumas técnicas de massagem. Massagem em shoppings, spas e cursos de massagem já são muito fáceis de serem encontrados.

Não é de estranhar que hoje em dia, muitas empresas têm fornecido aos seus funcionários sessões de massagem durante o expediente. Estas empresas puderam comprovar que alguns minutos de pausa durante o trabalho, aliado com sessões de massagem são capazes de proporcionar um ambiente mais produtivo e criativo, além de se tornar um diferencial em um mundo cada vez mais competitivo.

CONCLUSÃO SOBRE O QUE É MASSOTERAPIA

Podemos concluir que a massoterapia é um aliado no combate ao estresse da vida moderna e uma excelente ferramenta para promoção da qualidade de vida.

Se pensarmos que desde os primórdios da nossa civilização a massoterapia já era utilizada para manter a saúde, o que dirá agora que estamos cercados de fatores externos que limitam nosso bem estar?

 

Fonte:Dicas de Massagem

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*