O QUE É MUSICOTERAPIA E QUAIS SÃO OS SEUS BENEFÍCIOS?

0
3555

Musicoterapia é uma profissão da área da saúde que usa música para atender necessidades físicas, emocionais, cognitivas, sociais e espirituais dos indivíduos de todas as idades.

A musicoterapia melhora a qualidade de vida e atende necessidades de crianças e adultos com deficiências ou doenças. Essa atividade é exercida por um profissional legalmente formado em musicoterapia, o musicoterapeuta. E pode ser aplicada para:

• promover o bem estar
• gerenciar estresse
• aliviar a dor
• expressar sentimentos
• melhorar a memória
• melhorar a comunicação
• promover a reabilitação física
• melhorar a socialização
• melhorar a qualidade de vida

O que o musicoterapeuta faz?

Musicoterapeutas trabalham em uma ampla variedade de situações com indivíduos e/ou com grupos de indivíduos que são encaminhados para tratamento e apoio biopsicossocial e espiritual.

Por meio de entrevista e observação, eles avaliam o bem-estar emocional dos pacientes, saúde física, relacionamento social, habilidades de comunicação e habilidades cognitivas.

Então, aplicam músicas e áudios terapêuticos específicos com base nas necessidades dos pacientes, utilizando a improvisação musical, canção escrita, discussão lírica, música e imagens, técnicas de escuta e aprendizagem através da música.

Além disso, proporcionam um incentivo de envolvimento do paciente em estratégias criativas e expressivas que irão ajudar a melhorar o funcionamento global, bem estar e qualidade de vida.

Quem pode ser beneficiado com a musicoterapia?

Crianças, adolescentes, adultos e idosos com sintomas relacionados ao estresse, emocional, necessidades e problemas de saúde, deficiências de desenvolvimento e aprendizagem, doença de Alzheimer e outras condições relacionadas com o envelhecimento, doenças cardiopulmonares, câncer e doenças de palco finais, problemas de abuso de substâncias, lesões cerebrais e deficiências físicas, incluindo dor aguda e crónica, pré e pós natal bem como pré e pós assistência cirúrgica.

Onde encontrar um musicoterapeuta?

Musicoterapeutas trabalham em clínicas, hospitais psiquiátricos, instalações para reabilitação, ambulatórios, centros de tratamento de creche, agências que atendem pessoas com problemas de desenvolvimento, centros de saúde mental da comunidade, programas de drogas e álcool, centros de idosos, lares e residências, instalações correcionais, centros de reabilitação, escolas e clínica privada entre outros.

Fonte:biosom

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*