Dicas de Saúde

O que é Nevralgia ou Neuralgia?

O que é Nevralgia (Neuralgia)?

Neuralgia, também chamada de nevralgia, é uma dor penetrante, ardente e muitas vezes severa devido a um nervo irritado ou danificado. O nervo pode estar em qualquer parte do corpo e o dano pode ser causado por várias coisas, incluindo:

• Envelhecimento
  • Doenças como diabetes ou esclerose múltipla
  • Uma infecção, como telhas

O tratamento para a dor da nevralgia depende da causa.

A dor da neuralgia geralmente é grave e às vezes debilitante. Se você sofre da doença, você deve consultar o seu médico o mais rápido possível.

Você também deve consultar o seu médico se suspeitar que tem telhas. Além da neuralgia, as telhas também causam uma erupção vermelha e intensa. Geralmente é nas costas ou no abdômen, mas também pode estar no pescoço e no rosto. As telhas devem ser tratadas o mais rápido possível para evitar complicações. Estes podem incluir neuralgia pós-herpética, que pode causar dor debilitante e ao longo da vida.

Quais são os Tipos de Nevralgia?

Neuralgia pós-herpética

Este tipo de neuralgia ocorre como uma complicação das telhas e pode estar em qualquer parte do corpo. A zona é uma infecção viral caracterizada por uma erupção cutânea dolorosa e bolhas. Neuralgia pode ocorrer sempre que o surto de telhas foi. A dor pode ser leve ou grave e persistente ou intermitente. Também pode durar meses ou anos. Em alguns casos, a dor pode ocorrer antes da erupção. Isso sempre ocorrerá ao longo do trajeto de um nervo, por isso geralmente é isolado em um lado do corpo.

Neuralgia trigeminal

Esse tipo de neuralgia está associado à dor do nervo trigêmeo, que viaja do cérebro e ramifica para diferentes partes da face. A dor pode ser causada por um vaso sanguíneo pressionando o nervo onde ele se encontra com o tronco cerebral. Também pode ser causada por esclerose múltipla, lesão do nervo ou outras causas.

A neuralgia do trigêmeo causa dor intensa e recorrente na face, geralmente de um lado. É mais comum em pessoas com mais de 50 anos.

Neuralgia do glossofaríngeo

A dor do nervo glossofaríngeo, que está na garganta, não é muito comum. Este tipo de neuralgia produz dor no pescoço e garganta.

Quais são os Principais Sintomas da Nevralgia?

A nevralgia pode ter muitas causas, mas muitas vezes está relacionada à compressão do nervo causada por uma condição da coluna, como um esporão ósseo ou uma hérnia de disco. A coluna é construída para suportar a parte superior do corpo e proteger a medula espinhal, enquanto ainda permite o movimento. Se a anatomia da coluna vertebral, como um disco ou uma articulação, se deslocar ou inchar um pouco, pode resultar no estreitamento da coluna vertebral (estenose) que causa compressão do nervo e neuralgia. Essas são as três principais regiões da coluna, de cima a baixo, e a localização dos sintomas varia de acordo com o nível da coluna afetada:

• Espinha cervical (superior). Formigamento ou fraqueza que se espalha pelos ombros, braços, mãos e dedos. Essas sensações geralmente seguem o caminho do nervo comprimido.
  • Espinha torácica (média). Irradiando sintomas, incluindo dor ou sensação de alfinetadas e agulhas, que percorrem a caixa torácica, os rins e o tórax.
  • Lombar (inferior). Dor elétrica ou ardente, juntamente com formigamento, dormência e fraqueza muscular que dispara através das nádegas, quadris, pernas, pés e dedos dos pés.

Quais são as Causas da Nevralgia?

As causas de alguns tipos de dor no nervo não são completamente compreendidas. Você pode sentir dor no nervo por dano ou lesão de um nervo, pressão em um nervo ou alterações no funcionamento dos nervos. A causa também pode ser desconhecida.

Infecção

Uma infecção pode afetar seus nervos. Por exemplo, a causa da neuralgia pós-herpética é a zona, uma infecção causada pelo vírus da catapora. A probabilidade de ter esta infecção aumenta com a idade. Uma infecção em uma parte específica do corpo também pode afetar um nervo próximo. Por exemplo, se você tem uma infecção em um dente, isso pode afetar o nervo e causar dor.

Esclerose múltipla

A esclerose múltipla (EM) é uma doença causada pela deterioração da mielina, a cobertura dos nervos. A neuralgia do trigêmeo pode ocorrer em alguém com EM.

Pressão nos nervos

A pressão ou compressão dos nervos pode causar neuralgia. A pressão pode vir de um:

• Osso
  • Ligamento
  • Vaso sanguíneo
  • Tumor

A pressão de um vaso sanguíneo inchado é uma causa comum de neuralgia do trigêmeo.

Diabetes

Muitas pessoas com diabetes têm problemas com os nervos, incluindo a nevralgia. O excesso de glicose na corrente sanguínea pode danificar os nervos. Este dano é mais comum nas mãos, braços, pés e pernas.

Causas menos comuns

Se a causa da neuralgia não for infecção, esclerose múltipla, diabetes ou pressão nos nervos, pode ser um dos fatores menos comuns. Esses incluem:

• Doença renal crônica
  • Medicamentos prescritos para câncer
  • Antibióticos fluoroquinolonas, usados ​​para tratar algumas infecções
  • Trauma, como da cirurgia
  • Irritação química

Existe Cura Para a Nevralgia?

Não há cura para a nevralgia, mas o tratamento pode ajudar a melhorar seus sintomas. Alguns tipos de neuralgia melhoram com o tempo. Mais pesquisas estão sendo feitas para desenvolver melhores tratamentos para a neuralgia.

Como é realizado o Tratamento Para Nevralgia?

Se o seu médico puder identificar a causa da sua nevralgia, seu tratamento se concentrará no tratamento da causa subjacente. Se a causa não for encontrada, o tratamento se concentrará em aliviar sua dor.

Tratamentos potenciais podem incluir:

• Cirurgia para aliviar a pressão sobre o nervo
  • Melhor controle dos níveis de açúcar no sangue em pessoas com neuralgia causada por diabetes
  • Fisioterapia
  • Bloqueio do nervo, que é uma injeção dirigida a um determinado nervo ou grupo nervoso e que se destina a “desligar” os sinais de dor e reduzir a inflamação
  • Medicamentos para aliviar a dor

Medicamentos prescritos podem incluir:

• Antidepressivos, como amitriptilina ou nortriptilina, que são eficazes no tratamento da dor do nervo
  • Medicamentos anticonvulsivantes, como a carbamazepina, que é eficaz para a neuralgia do trigêmeo
  • Analgésicos narcóticos de curto prazo, como a codeína
  • Cremes tópicos com capsaicina

Fonte: OPAS

Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas