Áreas de AtuaçãoSaúde Geral

O QUE É QUIROPRAXIA E PARA QUE SERVE?

A primeira pergunta que muitas pessoas devem estar se fazendo é: O que é Quiropraxia? A organização Mundial de Saúde classifica-a como uma profissão que tem função de diagnosticar, tratar e a prevenir quadros de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético.

Talvez você esteja se perguntando o significado de neuro-músculo-esquelético. Segue abaixo a definição:

  • Neuro – Sistema nervoso
  • Músculo – Sistema muscular
  • Esquelético – Ossos

De uma forma bem resumida, existe uma utilização de técnicas manuais que visão ajustar e/ou manipular as articulações com ênfase nas sub-luxações. A interação entre a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, além das funções coordenadas pelo sistema nervoso constituem a essência da Quiropraxia.

A principal diferença da Quiropraxia para os demais tratamentos é a não utilização de medicamentos e/ou quaisquer procedimentos cirúrgicos.

Para que serve a Quiropraxia?

Como citado anteriormente no artigo, a Quiropraxia tem o objetivo de prevenir e tratar as lesões no sistema neuro-músculo-esquelético. Exatamente por isso, incluem-se as partes do corpo como, por exemplo:

  • Dores no ciático
  • Dores na pelve
  • Dores no pescoço
  • Dores nos ombros
  • Dores nas costas
  • Dores no braço
  • Dores no quadril
  • Dores de cabeça e enxaqueca

Como é a forma de atendimento da Quiropraxia?

Neste ponto existe semelhança com outros tratamentos, onde o cliente procura o profissional e relata todos os problemas ou desconfortos, a partir daí o profissional analisa os sinais dados pelo paciente para localizar a causa do problema, evitando tratar apenas os sintomas localizados.

No primeiro momento acontece à realização da investigação que é feita pelo profissional, ele utiliza diversos métodos físicos para promover vários ajustes nas articulações do paciente.

No segundo momento, mas somente em alguns casos, o profissional indicará uma série de exercícios específicos para promover uma melhoria na reabilitação.

No momento final são passadas diversas orientações ao cliente, visando uma educação e potencializando o mesmo para os benefícios obtidos e gerados durante a prática e tratamento através da Quiropraxia.

Cuidados importantes sobre a Quiropraxia

Como já foi possível notar, o tratamento pela Quiropraxia aborda áreas e regiões bem delicadas de nosso corpo como coluna, pescoço, costas e outras articulações em geral. Sendo assim, torna-se muito importante que busquem sempre profissionais especializados. Observe se o mesmo é associado à ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia).

Nos EUA e Canadá esta profissão já é regulamentada, situação que ainda não acontece no Brasil, mas existem 2 faculdades que são reconhecidas pelo MEC que ofertam este curso de formação.

Concluindo nosso artigo queremos dizer que a Quiropraxia realizada por profissionais de qualidade, sem dúvidas tem o potencial necessário para tratar e prevenir diversos tipos de dores.

Assim como já foi dito, mesmo sem a utilização de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, é uma ferramenta poderosa para a prevenção e manutenção de uma boa saúde. Lembrem-se sempre de buscar uma ótima Qualidade de Vida.

Fonte:saudemulher

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

12 comentários

  1. Estou fazendo um curso online de quiropraxia, porém básico. Só sinto não ter na minha cidade um curso presencial, porque sei da necessidade de experiencia prática. Agora é torcer que chegue por aqui algum curso técnico presencial.

  2. Tenho hérnia de disco L1 e S5, degenerativa,e lombocitalgia,meu caso é cirúrgico,segundo o médico….o que vc me diz a respeito…funciona ou não?

  3. Gostaria de saber se o meu caso resolve faz 3 anos que sinto dor nas pernas na costa não consigo nem m abaixar e eu ando se arrastando fiz todo quanto tipo de exame até ressonância magnética mas médico nem um acha meu problema já nem sei mas oque fazer cada dia q passa a dor só aumenta

  4. Olá.
    Gostaria de saber se a quiropraxia é boa para tratar das dores musculares causadas pela escoliose , e se ela ajuda a realinhar a coluna. (No caso uma escoliose causada por diferença na medida das pernas).

  5. A QUIROPRAXIA TRATA DE DOR DE COLUNA CERVICAL TENHO HERNIA DE DISCO CERVICAL E SINTO MUITA DOR NESTE MOMENTO ESTOU EM CRISE , VOU COMEÇAR A FAZER FISIOTERAPIA RECOMENDADO PELO MEDICO ; UM AMIGO QUE JA FEZ ESSE TRATAMENTO ( QUIROPRAXIA COLUNA LOMBAR ) ESSA E MINHA DUVIDA SERVE TAMBÉM PARA CERVICAL LOGO QUE ESSE LUGAR E BEM SENSIVEL .

    1. Boa Tarde Nilson, a quiropraxia é uma excelente terapia para a coluna cervical também, porém como se trata de uma hérnia discal deve ser tratado de uma maneira diferenciada e com mais cautela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close