O QUE É QUIROPRAXIA E PARA QUE SERVE?

0
40285

A primeira pergunta que muitas pessoas devem estar se fazendo é: O que é Quiropraxia? A organização Mundial de Saúde classifica-a como uma profissão que tem função de diagnosticar, tratar e a prevenir quadros de desordens do sistema neuro-músculo-esquelético.

Talvez você esteja se perguntando o significado de neuro-músculo-esquelético. Segue abaixo a definição:

  • Neuro – Sistema nervoso
  • Músculo – Sistema muscular
  • Esquelético – Ossos

De uma forma bem resumida, existe uma utilização de técnicas manuais que visão ajustar e/ou manipular as articulações com ênfase nas sub-luxações. A interação entre a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, além das funções coordenadas pelo sistema nervoso constituem a essência da Quiropraxia.

A principal diferença da Quiropraxia para os demais tratamentos é a não utilização de medicamentos e/ou quaisquer procedimentos cirúrgicos.

Para que serve a Quiropraxia?

Como citado anteriormente no artigo, a Quiropraxia tem o objetivo de prevenir e tratar as lesões no sistema neuro-músculo-esquelético. Exatamente por isso, incluem-se as partes do corpo como, por exemplo:

  • Dores no ciático
  • Dores na pelve
  • Dores no pescoço
  • Dores nos ombros
  • Dores nas costas
  • Dores no braço
  • Dores no quadril
  • Dores de cabeça e enxaqueca

Como é a forma de atendimento da Quiropraxia?

Neste ponto existe semelhança com outros tratamentos, onde o cliente procura o profissional e relata todos os problemas ou desconfortos, a partir daí o profissional analisa os sinais dados pelo paciente para localizar a causa do problema, evitando tratar apenas os sintomas localizados.

No primeiro momento acontece à realização da investigação que é feita pelo profissional, ele utiliza diversos métodos físicos para promover vários ajustes nas articulações do paciente.

No segundo momento, mas somente em alguns casos, o profissional indicará uma série de exercícios específicos para promover uma melhoria na reabilitação.

No momento final são passadas diversas orientações ao cliente, visando uma educação e potencializando o mesmo para os benefícios obtidos e gerados durante a prática e tratamento através da Quiropraxia.

Cuidados importantes sobre a Quiropraxia

Como já foi possível notar, o tratamento pela Quiropraxia aborda áreas e regiões bem delicadas de nosso corpo como coluna, pescoço, costas e outras articulações em geral. Sendo assim, torna-se muito importante que busquem sempre profissionais especializados. Observe se o mesmo é associado à ABQ (Associação Brasileira de Quiropraxia).

Nos EUA e Canadá esta profissão já é regulamentada, situação que ainda não acontece no Brasil, mas existem 2 faculdades que são reconhecidas pelo MEC que ofertam este curso de formação.

Concluindo nosso artigo queremos dizer que a Quiropraxia realizada por profissionais de qualidade, sem dúvidas tem o potencial necessário para tratar e prevenir diversos tipos de dores.

Assim como já foi dito, mesmo sem a utilização de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, é uma ferramenta poderosa para a prevenção e manutenção de uma boa saúde. Lembrem-se sempre de buscar uma ótima Qualidade de Vida.

Fonte:saudemulher

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*