Áreas de AtuaçãoSaúde Geral

OMBRO CONGELADO – SINTOMAS E EXERCÍCIOS DE FISIOTERAPIA PARA SE LIVRAR DELE

A dor autolimitada do ombro congelado pode ser tratada sem qualquer intervenção cirúrgica.

Também conhecido como capsulite adesiva, ombro congelado é uma condição em que um tem de sofrer com um ombro duro e dolorosa, o que não pode facilmente mover-se em todas as direções. Uma condição extremamente restritiva e debilitante, a dor auto-limitante do ombro congelado pode ser tratada sem usar qualquer intervenção cirúrgica. Dr. Suparna Tandon (PT), Fisioterapeuta Sênior, indianos Traumatismos da Coluna Vertebral Centre, Vasant Kunj, Nova Deli  nos ajuda a compreender o ombro congelado de forma detalhada e exatamente o que nós podemos fazer para obter alívio a partir dele.

Definição de Ombro Congelado

Transtorno de ombro congelado Idiopática, que também é chamado capsulite adesiva ou periartrite , é caracterizada pelo desenvolvimento de aderências densas e restrições capsulares, em vez de alterações artríticas na cartilagem e osso, como pode ser visto com artrite reumatóide ou osteoartrite. Leia mais sobre  Como pode ombro congelado pode ser tratado?

shoulder-frozen-655x353

Principais sintomas de Ombro Congelado

Deficiências comuns :

  1. Dor noturna e sono perturbado durante crises agudas
  2. Dor no movimento e muitas vezes em repouso durante crises agudas
  3. Diminuição do jogo articular e da amplitude de movimento (limitação da rotação externa e abdução, com alguma rotação interna e flexão).
  4. Diminuição da oscilação do braço durante a marcha
  5. Fraqueza muscular geral e má resistência nos músculos glenoumerais, com uso excessivo dos músculos escapulares, levando à dor no trapézio e nos músculos cervicais posteriores.

Limitações funcionais comuns:

  1. Incapacidade de alcançar a cabeça, atrás da cabeça, para o lado e atrás das costas; Tendo dificuldade em vestir-se (vestindo uma jaqueta ou casaco ou uma mulher colocando as roupas íntimas atrás das costas), com a mão no bolso traseiro das calças (para pegar a carteira), com a auto-higiene (como pentear os cabelos, escovar os dentes, lavar Rosto), e trazendo utensílios para comer à boca.
  2. Dificuldade em levantar objetos ponderados, como pratos em um armário
  3. Capacidade limitada de sustentar atividades repetitivas.

Quem é mais provável desenvolver o ombro congelado?

Grupo etário de 40 a 60 anos

Pacientes diabéticos

Pessoas com histórico de trauma ou imobilização (fratura, lesão de tecidos moles, etc)

Intervalo limitado de movimento (movimento limitado do braço), devido a reumatóide ou osteoartrite.

Pessoas com degeneração do manguito rotador.

Top Exercícios de fisioterapia para tratar o ombro congelado

  1. Exercícios pendulares : Este exercício usa uma técnica que efeitos da gravidade para distrair o úmero da fossa mandibular. Eles ajudam a aliviar a dor através de tração suave e movimentos oscilantes. Para realizar este exercício, relaxe os ombros. Levante-se e incline-se ligeiramente, permitindo que o braço afetado para pendurar para baixo. Balance o braço em um pequeno círculo. Execute 10 revoluções em cada direção.
  2. Stretch toalha : Esticando o exercício para aumentar a amplitude de movimento. Pegue uma toalha longa, segure em uma mão e drape-a sobre seu ombro e para baixo sua parte traseira. Alcance atrás de sua parte traseira com a outra mão e agarre a toalha. Puxe suavemente a toalha para cima e permitir que sua mão atrás de suas costas para mover em toda a sua volta. Um alongamento suave deve ser sentido na frente ou no lado do seu ombro. Fazer 10 repetições.
  3. Axila estiramento : Usando seu braço bom, levante o braço afetado em uma prateleira sobre materno alta. Dobre suavemente os joelhos, abrindo a axila. Aprofunde o joelho dobrar ligeiramente, suavemente esticar a axila, e depois endireitar. Com cada curva do joelho, estique um pouco mais, mas não force. Faça 10-15 repetições.
  4. Alcance transversal do corpo : Use o seu braço bom para levantar o seu braço afetado no cotovelo, e trazê-lo para cima e todo o seu corpo, exercendo uma leve pressão para esticar o ombro. Segure o alongamento por 30 seg. 5 a 10 repetições.
  5. Exterior e interior de rotação : Use uma banda de Thera-banda ou stretch para trabalhar em seus músculos do manguito rotador. Amarre a banda a um pedaço de mobiliário ou botão de porta. Mantenha seu cotovelo em ângulo de 90 graus próximo ao seu lado. Gire o braço para fora (10 repetições) e depois para dentro (10 repetições).

Fisioterapeuta muitas vezes fazem uso de calor, que é aplicado antes do exercício, especialmente a mobilização da articulação pelo fisioterapeuta para aumentar a circulação e para permitir um melhor alongamento. As embalagens de gelo são usadas para combater a dor pós-exercício. Aqui estão  4 exercícios em casa para aliviar a dor no ombro e melhorar a mobilidade

Nota: Note que há muitos outros exercícios que podem beneficiar um paciente com ombro Congelado como técnicas de mobilização articular e exercícios de fortalecimento específico. Os pacientes são aconselhados a obter um exame detalhado por um fisioterapeuta qualificado e obter um programa personalizado projetado.

Por: Carlos Gustavo

Fonte: Camp Cursos

Fonte da imagem:Shutterstock

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

4 comentários

  1. Estou com capsulite adesiva desde outubro 2017 JÁ fiz várias infiltração 35 sessão de fisioterapia e ainda sinto dor é limitação tive o mesmo problema no ombro esquerdo mais com 4 mês eu ñ tava mais com dor apenas pouco rígido. Porqe esse ombro está demorando? Quantas sessão de fisioterapia é necessária? Grata Marlene

    1. Bom dia Marlene, é muito redundante lhe dar um diagnóstico via internet, pois depende muito de uma boa avaliação para lhe dar um parecer se irá melhorar ou não! Mas na maioria dos casos, há uma boa resposta para o tratamento da capsulite adesiva, com retorno as funções diárias normais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close