OMBRO CONGELADO – SINTOMAS E EXERCÍCIOS DE FISIOTERAPIA PARA SE LIVRAR DELE

0
21743

A dor autolimitada do ombro congelado pode ser tratada sem qualquer intervenção cirúrgica.

Também conhecido como capsulite adesiva, ombro congelado é uma condição em que um tem de sofrer com um ombro duro e dolorosa, o que não pode facilmente mover-se em todas as direções. Uma condição extremamente restritiva e debilitante, a dor auto-limitante do ombro congelado pode ser tratada sem usar qualquer intervenção cirúrgica. Dr. Suparna Tandon (PT), Fisioterapeuta Sênior, indianos Traumatismos da Coluna Vertebral Centre, Vasant Kunj, Nova Deli  nos ajuda a compreender o ombro congelado de forma detalhada e exatamente o que nós podemos fazer para obter alívio a partir dele.

Definição de Ombro Congelado

Transtorno de ombro congelado Idiopática, que também é chamado capsulite adesiva ou periartrite , é caracterizada pelo desenvolvimento de aderências densas e restrições capsulares, em vez de alterações artríticas na cartilagem e osso, como pode ser visto com artrite reumatóide ou osteoartrite. Leia mais sobre  Como pode ombro congelado pode ser tratado?

shoulder-frozen-655x353

Principais sintomas de Ombro Congelado

Deficiências comuns :

  1. Dor noturna e sono perturbado durante crises agudas
  2. Dor no movimento e muitas vezes em repouso durante crises agudas
  3. Diminuição do jogo articular e da amplitude de movimento (limitação da rotação externa e abdução, com alguma rotação interna e flexão).
  4. Diminuição da oscilação do braço durante a marcha
  5. Fraqueza muscular geral e má resistência nos músculos glenoumerais, com uso excessivo dos músculos escapulares, levando à dor no trapézio e nos músculos cervicais posteriores.

Limitações funcionais comuns:

  1. Incapacidade de alcançar a cabeça, atrás da cabeça, para o lado e atrás das costas; Tendo dificuldade em vestir-se (vestindo uma jaqueta ou casaco ou uma mulher colocando as roupas íntimas atrás das costas), com a mão no bolso traseiro das calças (para pegar a carteira), com a auto-higiene (como pentear os cabelos, escovar os dentes, lavar Rosto), e trazendo utensílios para comer à boca.
  2. Dificuldade em levantar objetos ponderados, como pratos em um armário
  3. Capacidade limitada de sustentar atividades repetitivas.

Quem é mais provável desenvolver o ombro congelado?

Grupo etário de 40 a 60 anos

Pacientes diabéticos

Pessoas com histórico de trauma ou imobilização (fratura, lesão de tecidos moles, etc)

Intervalo limitado de movimento (movimento limitado do braço), devido a reumatóide ou osteoartrite.

Pessoas com degeneração do manguito rotador.

Top Exercícios de fisioterapia para tratar o ombro congelado

  1. Exercícios pendulares : Este exercício usa uma técnica que efeitos da gravidade para distrair o úmero da fossa mandibular. Eles ajudam a aliviar a dor através de tração suave e movimentos oscilantes. Para realizar este exercício, relaxe os ombros. Levante-se e incline-se ligeiramente, permitindo que o braço afetado para pendurar para baixo. Balance o braço em um pequeno círculo. Execute 10 revoluções em cada direção.
  2. Stretch toalha : Esticando o exercício para aumentar a amplitude de movimento. Pegue uma toalha longa, segure em uma mão e drape-a sobre seu ombro e para baixo sua parte traseira. Alcance atrás de sua parte traseira com a outra mão e agarre a toalha. Puxe suavemente a toalha para cima e permitir que sua mão atrás de suas costas para mover em toda a sua volta. Um alongamento suave deve ser sentido na frente ou no lado do seu ombro. Fazer 10 repetições.
  3. Axila estiramento : Usando seu braço bom, levante o braço afetado em uma prateleira sobre materno alta. Dobre suavemente os joelhos, abrindo a axila. Aprofunde o joelho dobrar ligeiramente, suavemente esticar a axila, e depois endireitar. Com cada curva do joelho, estique um pouco mais, mas não force. Faça 10-15 repetições.
  4. Alcance transversal do corpo : Use o seu braço bom para levantar o seu braço afetado no cotovelo, e trazê-lo para cima e todo o seu corpo, exercendo uma leve pressão para esticar o ombro. Segure o alongamento por 30 seg. 5 a 10 repetições.
  5. Exterior e interior de rotação : Use uma banda de Thera-banda ou stretch para trabalhar em seus músculos do manguito rotador. Amarre a banda a um pedaço de mobiliário ou botão de porta. Mantenha seu cotovelo em ângulo de 90 graus próximo ao seu lado. Gire o braço para fora (10 repetições) e depois para dentro (10 repetições).

Fisioterapeuta muitas vezes fazem uso de calor, que é aplicado antes do exercício, especialmente a mobilização da articulação pelo fisioterapeuta para aumentar a circulação e para permitir um melhor alongamento. As embalagens de gelo são usadas para combater a dor pós-exercício. Aqui estão  4 exercícios em casa para aliviar a dor no ombro e melhorar a mobilidade

Nota: Note que há muitos outros exercícios que podem beneficiar um paciente com ombro Congelado como técnicas de mobilização articular e exercícios de fortalecimento específico. Os pacientes são aconselhados a obter um exame detalhado por um fisioterapeuta qualificado e obter um programa personalizado projetado.

Por: Carlos Gustavo

Fonte: Camp Cursos

Fonte da imagem:Shutterstock

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*