PEDALAR COM A POSTURA ERRADA. QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?

0
997

A bicicleta é a opção de muitos para a prática esportiva ou para enfrentar o trânsito, cada dia mais caótico. Mas é preciso alguns cuidados para garantir que a saúde do corpo seja mantida. Erros posturais e a má regulagem da bicicleta podem ocasionar lesões na coluna, nos joelhos e até no quadril.

Os problemas na patela, tendinite nos joelhos e no tendão do calcâneo são os mais comuns, mas os ciclistas também podem sentir dores no pescoço, na coluna, ao redor dos ombros e na região do músculo do trapézio.

“Para evitar as dores e as lesões, o ciclista deve manter a postura correta durante a atividade. É indicado ficar com as costas eretas e evitar o excesso de tensão nos braços, a cabeça deve estar alinhada com a coluna”, explica o especialista em joelho, quadril e esporte, Dr. Thiago Fukuda.

A postura incorreta prejudica os joelhos e causa sobrecarga, podendo ocasionar sobrecarga aos tendões dos membros inferiores. O stress nos membros superiores também pode ocasionar lesões nos ombros e pescoço, sem deixar de citar o excesso de flexão do quadril que pode levar a impacto femoroacetabular. “O ideal é que o ciclista esteja sempre atento a sua postura enquanto pedala e que em caso de dúvidas consulte um profissional especializado para receber orientação”, ressalta Fukuda.

Acertando a bicicleta
O correto posicionamento dos módulos da bicicleta é fundamental para evitar os riscos à saúde do ciclista. Veja algumas dicas de como posicionar corretamente a “magrela” antes de sair pedalando por aí.
– Para acertar a altura do assento, o ciclista deve ficar em pé, ao lado da bicicleta, e posicionar o assento na altura do seu quadril. Isso garante a melhor posição de acordo com a altura.
– Verificar se o pedal está firme, um pedal frouxo pode causar stress no tornozelo.
– Nunca se esquecer de utilizar os equipamentos de segurança. O capacete pode evitar graves lesões em caso de quedas ou batidas.
Para quem está iniciando a prática, a avaliação física pré-esportiva é fundamental. Ao sentir dores ou ter inchaço, o ciclista deve procurar um clínico pois continuar praticando a atividade sem consultar um especialista pode provocar lesões mais graves.

Fonte: Instituto Trata

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*