PRÁTICA DE EXERCÍCIOS DEVE SER ACOMPANHADA POR PROFISSIONAIS

0
987
Acompanhamento de profissionais qualificados é o primeiro passo para bons resultados na prática de exercícios.

 

Os jogos olímpicos incentivaram muitas pessoas a saírem do sedentarismo e iniciarem uma rotina de esportes e práticas de exercícios. Por conta disso, muitos novos atletas estão procurando uma academia ou apenas calçando o tênis e correndo rumo ao corpo mais enxuto ou em busca de um melhor um preparo físico.

Afoitos em entrar logo em ritmo intenso de atividades, muitos desses novos atletas iniciam os exercícios sem nenhum tipo de acompanhamento médico, colocando assim em risco sua saúde e ficando propenso à sérias lesões no corpo.

Foi o que aconteceu com a universitária Sâmia Gomes, 29, que teve uma séria lesão na perna durante um treino de exercício funcional. “Eu via todos os meus amigos postando fotos nas redes sociais enquanto treinavam e eu me empolguei para praticar também. Entrei para um grupo de praticantes na minha rua, não passei por nenhum tipo de avaliação médica e acabei lesionando a perna direita, pois fiz esforços além da minha capacidade”, relembrou.

Especialistas recomendam uma criteriosa análise física antes e durante a prática dos exercícios. “Não adianta querer atingir um condicionamento físico sem levar em conta suas limitações pessoais. O corpo de cada esportista responde aos exercícios de uma maneira particular e o acompanhamento de um profissional  é fundamental não apenas para potencializar os resultados físicos desejados, mas para prevenir possíveis lesões”, explicou o fisioterapeuta Thales Silvestre.

Para oferecer aos atletas um monitoramento cada vez mais adequado, as academias de ginástica, de pilates e de treinamento funcional estão investindo fortemente na formação de uma equipe multidisciplinar e de espaços cada vez mais preparados para um  atendimento mais criterioso. É o caso da Fluxo – Centro Integrado de Movimento, que  possui espaço com clínicas de fisioterapia,  academia de pilates e treinamento funcional.

“Temos técnicas cada vez mais modernas e eficazes no acompanhamento personalizado desses profissionais. Todos os alunos que chegam até nós passam por uma rigorosa análise feita por fisioterapeutas. A partir da particularidade de cada um podemos adequar a sequência de treinos que ele poderá realizar”, explicou Thales, proprietário do espaço.

Outra vantagem de praticar exercícios em um local com uma estrutura de clínica de fisioterapia é a segurança de ter um profissional qualificado caso haja algum incidente durante a prática das atividades. “Ninguém está livre de  sofrer algum tipo de lesão, mas a presença constante de um fisioterapeuta é fundamental para evitar o agravamento desses machucados”, alertou Thales.

 

Fonte:Acritica

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*