Áreas de AtuaçãoGestão, Carreira e Empreendedorismo

PROFISSÃO: ACUPUNTURISTA

ACUPUNTURISTA

Aquele que pratica a medicina alternativa denominada acupuntura.

O QUE É?

Acupunturista é o profissional que pratica a medicina alternativa chinesa denominada de acupuntura. A acupuntura atua através de estímulos específicos em certas regiões do corpo denominadas de Pontos de Acupuntura, agindo sobre os neurotransmissores como as serotoninas e as endorfinas, conseguindo normalizar diferentes funções de sistemas e órgãos. A acupuntura é um método de estimulação neurológica, considerado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) um método complementar de tratamento. As técnicas de acupuntura se baseiam na colocação de instrumentos esterilizados e específicos para esse fim como pequenas agulhas, raios lasers ou microcorrentes elétricas, em pontos estudados, de acordo com o objetivo do tratamento. Muitos médicos consideram o método eficaz para certos tratamentos.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

Para ser um acupunturista é necessário domínio da anatomia humana, bem como dos pontos específicos para cada problema. Outras características interessantes são: sensibilidade, atenção a detalhes, alta capacidade de concentração, boa visão, firmeza nas mãos, raciocínio lógico e rápido interesse pela medicina e pela cultura oriental.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Ter conhecimento e manuseios dos objetos indicados para a atividade, diagnosticar o problema dos pacientes, verificando a origem do problema, por meio de investigação dos aspectos psicológicos que possam ter relação com o problema, verificar os melhores tipos de tratamento dentro da acupuntura. Cuidar do bem estar do paciente e acompanhar sua evolução. Ter conhecimentos de sedação por métodos da acupuntura, interagir com o alopata, se for o caso, como auxílio nos tratamentos.

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de Acupuntura no Brasil é recente e secundário, em países como a China e o Japão é uma atividade comum praticada inclusive em pronto socorro e hospitais. Porém, a acupuntura vem ganhando espaço principalmente em clínicas de estética, como aliada a outros profissionais como à fisioterapia e outros tipos de tratamentos, trazendo para a saúde outros recursos opcionais com a prática da acupuntura de forma multiprofissional, compartilhada, técnica, competente, democrática e ética.

Fonte: Brasil profissões

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conferir também

Close
Close