PROJETANDO A CARREIRA DE FISIOTERAPEUTA OSTEOPATA – ENTREVISTA

0
415

Nome: MARIA SILVEIRA MELLO

Carreira escolhida: FISIOTERAPIA

Universidade Frequentada: UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

Instituição Federal ou Particular: PARTICULAR

Tempo de graduado: 15 ANOS

Fez cursos de Mestrado/Doutorado/Especialização? Se sim, quais e aonde e que duração tiveram:

SIM, FIZ VÁRIOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIVERSAS TÉCNICAS DE TERAPIA MANUAL MAS A ESPECIALIZAÇÃO MAIS IMPORTANTE E QUE FEZ TODA A DIFERENÇA EM MINHA CARREIRA E EM MINHA VIDA PESSOAL FOI O CURSO DE OSTEOPATIA NA ESCOLA DE OSTEOPATIA DE MADRID, COM DURAÇÃO DE 5 ANOS. HOJE SOU RECONHECIDA COMO ESPECIALISTA EM OSTEOPATIA PELO CREFITO/ COFITO E ASSIM QUE DEFENDER MINHA TESE OBTEREI O TITULO DE DOUTOR OSTEOPATA, COM RECONHECIMENTO MUNDIAL. A ESCOLA E OSTEOPATIA DE MADRID (EOM) VEM CRESCENDO MUITO NO BRASIL E JÁ TEM VÁRIAS SEDES FIXADAS NÃO SÓ NO BRASIL (BA, DF, ES, MG, MS, PA, PE, PR, SP), MAS COMO EM VÁRIOS PAÍSES DA AMERICA LATINA (EQUADOR, VENEZUELA, COLOMBIA, ARGENTINA, CHILE, ETC), FORA AS SEDES NA EUROPA, ÁSIA E ÁFRICA. A VALIDADE DA OSTEOPATIA É TÃO CONCRETA, QUE É RECOMENDADA E INCENTIVADA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS) COMO PRÁTICA DE SAÚDE. DENTRO DA FILOSOFIA OSTEOPÁTICA A IMPORTÂNCIA DADA AOS PROCESSOS NATURAIS DO CORPO É ENORME E, POR ESTE MOTIVO, GRANDE PARTE DOS CONCEITOS OSTEOPÁTICOS E MESMO SEUS PROCEDIMENTOS DE TRATAMENTO SÃO PAUTADOS NOS MECANISMOS REGULADORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL E AUTÔNOMO.

foto-13-451x300

Quais os motivos a(o) levaram à escolha dessa carreira?

SEMPRE ME IMAGINEI CUIDANDO, TRABALHANDO PERTO DAS PESSOAS COM ATIVIDADES DINÂMICAS COM O OBJETIVO DE AJUDA-LAS.

O que você encontrou no mercado de trabalho logo após sua formatura?

ENCONTREI UMA REALIDADE DURA, DE MUITO TRABALHO E COM A NECESSIDADE EMINENTE DE ME DIFERENCIAR E NÃO SER APENAS MAIS UM FISIOTERAPEUTA NO MERCADO DE TRABALHO, ENGOLIDO PELAS CLÍNICAS DE PLANO DE SAÚDE, SEM AUTONOMIA PARA DECIDIR O MELHOR TRATAMENTO PARA A MELHOR, MAIS BREVE E MAIS EFICIENTE RECUPERAÇÃO DO PACIENTE.

Que ajustes de percurso você fez depois de formado em sua carreira?

DEPOIS DE 15 ANOS DE FORMADA EM FISIOTERAPIA, QUE FOI MINHA SEGUNDA FACULDADE, COMECEI LOGO A REALIZAR CURSOS EM TÉCNICAS DE TERAPIA MANUAL E CONTINUO AINDA HOJE A BUSCAR NOVOS CURSOS.

Você seguiu sua carreira original de escolha??

MAIS OU MENOS …… INICIEI DIRETO FAZENDO VESTIBULAR, NA ÉPOCA, PARA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA FEMININA E FISIOTERAPIA, CURSAVA UMA FACULDADE DE MANHÃ E OUTRA À TARDE, MAS LOGO ME CASEI E ENGRAVIDEI E NÃO AGUENTEI CURSAR AS DUAS. ENTÃO ESCOLHI A EDUCAÇÃO FISICA PARA TERMINAR, E VOLTEI PARA A FISIOTERAPIA SÓ APÓS MEU SEGUNDO FILHO CRESCER UM POUQUINHO. E AI FOI PAIXÃO TOTAL !!! LÁ, FUI APRESENTADA À OSTEOPATIA POR UM PROFESSOR AO CHEGAR AO QUARTO PERÍODO, E PASSEI A OBSERVAR SEU RACIOCINIO DE TRATAMENTO. FIQUEI IMPRESSIONADA !!! ASSIM QUE ME FORMEI FUI EM BUSCA DA ESPECIALIZAÇÃO!!!

Quais os principais desafios encontrados em sua profissão?

É UMA CARREIRA MUITO BONITA, QUE REQUER MUITA DEDICAÇÃO E CARINHO COM OS PACIENTES. REQUER MUITO CONHECIMENTO PARA SABER SE POSICIONAR DIANTE DOS PROFISSIONAIS DE MEDICINA QUE SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO DIAGNÓSTICO. E NÓS DEVEMOS INTERPRETAR ESTE DIAGNOSTICO E SABER CONDUZIR A REABILITAÇÃO DO PACIENTE PARA ALCANÇAR SUA MELHOR QUALIDADE VIDA POSSÍVEL.

Quais as maiores realizações que sua profissão oferece?

NADA É MAIS GRATIFICANTE QUE O OLHAR DE FELICIDADE E ALIVIO QUANDO O PACIENTE ALCANÇA A MELHORA TÃO ESPERADA! RECUPERAM A ESPERANÇA DE TER UMA VIDA MELHOR. E TEM MAIS, ESTES PACIENTES CONSTROEM A CORRENTE DO BEM, QUE É AVISAR A TODOS QUE CONHECEM QUE EXISTE UMA MANEIRA DIFERENTE DE ENTENDER O QUE O CORPO NOS AVISA !!!! E É CLARO TEMOS QUE LEVAR EM CONTA A REMUNERAÇÃO QUE É BEM DIFERENCIADA.

Que opções ou especificações sua carreira proporciona?

A FISIOTERAPIA É BEM AMPLA TAMBÉM, PODEMOS NOS ESPECIALIZAR NA ÁREA TRAUMATO ORTOPÉDICA, FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA, NEUROLÓGICA, E DENTRO DESTAS ÁREAS AINDA PODEMOS SER MAIS ESPECÍFICOS AINDA, DIRECIONANDO A ESPECIALIZAÇÃO PARA A PEDIATRIA, GERIATRIA E GESTANTES.

Que conselhos você daria a um jovem em fase de escolha de carreira e que pense em seguir a sua carreira?

A FISIOTERAPIA É UMA CARREIRA LINDA, GRATIFICANTE E EM CRESCIMENTO! A OSTEOPATIA É UMA ESPECIALIDADE EXCLUSIVA DA FISIOTERAPIA AQUI NO BRASIL; NOS ESTADOS UNIDOS É UMA CADEIRA DA MEDICINA. A OSTEOPATIA REQUER MUITO ESTUDO E DEDICAÇÃO DURANTE OS 6 ANOS DE CURSO E DEPOIS TAMBÉM, MAS VALE MUITO À PENA, MUITO MESMO, CADA MINUTO DE ESTUDO! É UM INVESTIMENTO ALTO, MAS QUE TRANSFORMA SUA VIDA PESSOAL E SUA VIDA PROFISSIONAL!!! OSTEOPATA NÃO É MAIS UM FISIOTERAPEUTA COMO OUTRO QUALQUER, ELE PASSA A VER SEU PACIENTE COM O RACIOCÍNIO OSTEOPÁTICO, QUE VÊ O CORPO HUMANO COMO UM TODO, COM TODOS OS SEUS SISTEMAS INTERAGINDO, E NÃO SÓ UMA DOR, UMA RESTRIÇÃO ……. A OSTEOPATIA NÃO RESOLVE TUDO, É CLARO! MAS AJUDA MUITA GENTE A RECUPERAR LITERALMENTE A PRÓPRIA VIDA. A OSTEOPATIA TRANSFORMA O FISIOTERAPEUTA EM UM PROFISSIONAL DIFERENCIADO NO MERCADO DE TRABALHO, QUE PASSA A SER UM LIDER COM RECONHECIMENTO DE OUTROS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE, DOS PACIENTES E DOS FAMILIARES. A OSTEOPATIA TEM EMBASAMENTO CIENTIFICO, É UMA FILOSOFIA DE TRATAMENTO ÚNICA !!!

UMA BREVE HISTÓRIA !!!

Dr ANDREW TAYLOR STILL

foto6

CRIADA EM 1874 POR ANDREW TAYLOR STILL, QUE ESTUDOU POR ANOS E ANOS O CORPO HUMANO, SUA RICA ANATOMIA.

Dr. STILL FICOU DESILUDIDO COM A MEDICINA DA ÉPOCA QUANDO 3 DE SEUS FILHOS MORRERAM POR MENINGITE. ELE VISLUMBROU UM NOVO CAMINHO E, SEMPRE FASCINADO PELA ANATOMIA HUMANA E PELA CIÊNCIA DA CURA, DEDICOU SUA VIDA AO ESTUDO E À PRATICA CLÍNICA, ATÉ CRIAR A OSTEOPATIA.

A FILOSOFIA OSTEOPÁTICA É BASEADA NA IDEIA DE QUE A ESTRUTURA E FUNÇÃO ESTÃO INTIMAMENTE RELACIONADAS, O CORPO FUNCIONA COMO UMA UNIDADE E TEM MECANISMOS PRÓPRIOS DE AUTO-REGULAÇÃO E AUTO-CURA.

O CORPO SE TORNA PROPÍCIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISFUNÇÃO OU ENFERMIDADE QUANDO EXISTIR ALGUM PROBLEMA NA ESTRUTURA, NÃO IMPORTA QUÃO FINA, PEQUENA OU PROFUNDA SEJA ESTA ESTRUTURA.

COM SUAS MÃOS E SEU PROFUNDO CONHECIMENTO, O OSTEOPATA SE UTILIZA DE TÉCNICAS MANUAIS ESPECÍFICAS PARA DAR AO CORPO ESTÍMULOS DE CORREÇÃO.

O OSTEOPATA DEVE TRABALHAR CONHECENDO CADA PARTE DO CORPO, COMO ELE FUNCIONA, COMO INTERAGE COM OUTRAS PARTES, E COMO A PERTUBAÇÃO DE UMA PARTE DO CORPO PODE GERAR EFEITOS NO TODO.

Dr STILL DIZIA:  “O FUNCIONAMENTO DO HOMEM É UNO E INDIVISÍVEL; QUALQUER QUE SEJA A ALTERAÇÃO DE UM ÓRGÃO , REPERCUTIRÁ NECESSARIAMENTE EM TODO O ORGANISMO”

 

“ENCONTREM E SUPRIMAM A CAUSA, ENTÃO O EFEITO DESAPARECERÁ”

Fonte:http://www.projetandopessoas.com.br/

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*