InovaçãoNotícias

PROJETO DE FISIOTERAPIA É APROVADO PELA SEGUNDA VEZ EM PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Projeto de Fisioterapia é aprovado pela segunda vez em Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Foto: FAI/Divulgação).
Com isso, Fisioclínica atende de forma especializada idosos com tontura e zumbido.

Um projeto desenvolvido por um aluno do curso de Fisioterapia das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI), agora Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), foi aprovado pelo segundo ano consecutivo no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ligado  ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Intitulado “Efeito da Fisioterapia Vestibular na Hipofunção Vestibular Unilateral e no Sintoma de Zumbido”, o projeto elaborado pelo aluno Ivan Pavanelli, do 6º termo, com a colaboração do Prof. Dr. Paulo Roberto Rocha Júnior, é desenvolvido desde o ano passado e foi reformulado e aprovado novamente para financiamento por meio do CNPq na área de Fisioterapia Vestibular. “Na verdade, ele [projeto] já tinha sido aprovado em 2015/16 e, novamente, foi aprovado com outro projeto para 2016/17. A bolsa é de aproximadamente R$ 400 mensais”, disse Pavanelli.

“Agora, além de receber idosos com tontura para atendimento, desenvolvemos um protocolo de Terapia Manual para amenizar sintomas de zumbido. Na maioria dos casos de zumbido, os resultados e prognósticos terapêuticos geralmente não são os melhores. Portanto, vale a pena experimentar técnicas fisioterapêuticas alternativas, fundamentadas na anatomia, fisiologia e biomecânica das estruturas que envolvem o ouvido, a fim de verificar suas influências sobre tal sintoma”, explicou o professor.

Os atendimentos são realizados na Fisioclínica da UniFAI, instalada no Câmpus III (avenida Marechal Castelo Branco, 660). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3522-1000.
“Assim, todos os idosos que relatarem algum desses sintomas (tontura e/ou zumbido) estão convidados para receber um atendimento gratuito e altamente especializado, que pode proporcionar uma melhora importante da sua qualidade de vida”, sugeriu Rocha Júnior.

Fonte: Siga mais

Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas