Artigos e Estudos Científicos

PSICOMOTRICIDADE E SUA RELAÇÃO COM A FISIOTERAPIA

III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

Psicomotricidade e sua relação com a fisioterapia.

Karina Politano Cacemiro

Discente do Curso de Fisioterapia

Eugênia Rodrigues Pires

Professora orientadora do Curso de Fisioterapia

Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto – Campus Guarujá

kpcacemiro@ig.com.br

Esta pesquisa tem apoio da Fundação Fernando Eduardo Lee

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo relacionar os conceitos de psicomotricidade nos atendimentos a crianças com paralisia cerebral. O trabalho fornece um breve histórico da psicomotricidade englobando os conceitos de esquema corporal, lateralidade, estruturação temporal e espacial, além de algumas considerações sobre o desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo da criança. A paralisia cerebral abrange um grupo de afecções permanentes do sistema nervoso central sem caráter progressivo e de instalação no período neonatal, e existem várias abordagens terapêuticas, métodos terapêuticos com inúmeros benefícios ao paciente com paralisia cerebral. A abordagem fisioterapêutica tem a função de preparar a criança, manter ou aprimorar as funções já existentes, correlacionando os aspectos clínicos e atuando de forma global, aspectos motores e cognitivos. Este artigo abrange de maneira resumida a importância do conhecimento dos conceitos de psicomotricidade pelo profissional fisioterapeuta e sua atuação durante os atendimentos neurológicos infantis.

Palavras-chave: psicomotricidade, fisioterapia, paralisia cerebral

Fonte: unaerp.br

[su_button url=”http://fisioterapia.com/wp-content/uploads/2016/06/III-SIMPÓSIO-INTERNACIONAL-DE-CIÊNCIAS-INTEGRADAS-DA-UNAERP-CAMPUS-GUARUJÁ.pdf” target=”blank” style=”flat” background=”#1e446e” center=”yes” icon=”icon: file-text”]Faça download do artigo completo[/su_button]

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close