Artigos e Estudos Científicos

QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA

Resumo

 A EM é uma doença progressiva, não degenerativa, inflamatória e auto-imune. Há uma relação à bainha de mielina (proteína fundamental na transmissão dos impulsos nervosos), as conduções ficam prejudicadas afetando os impulsos nervosos. Podendo ser focais ou concentradas. Sua causa é desconhecida cientificamente, o que se sabe é a correlação de fatores genéticos, ambientais e infecciosos. Classifica-se em esclerose múltipla remitente, Primária progressiva, secundária progressiva e Primária recidivante. Segundo Finkelsztejn A et al. 2014 no Brasil, que é um país tropical com maior exposição solar, a doença afeta em média de 15 a 18 pessoas a cada 100 mil, chegando a 27 na região Sul do país.

Objetivo. Reunir estudos que avaliam a qualidade de vida em indivíduos com Esclerose Múltipla.

Metodologia. O estudo foi do tipo analítico, onde 7 artigos foram estudados, foram consultadas as bases Lilacs, Bireme, Medline, Scielo. Durante os meses de outubro e novembro de 2015. Sendo utilizadas palavras-chave: Esclerose Múltipla; Qualidade de vida. Considerações Finais. Em geral os artigos que avaliaram a qualidade de vida em Esclerose Múltipla entre grupos divididos de acordo com a incapacidade mostraram que quanto maior o comprometimento, maior o impacto nos domínios físicos. Alguns desses artigos mostram que há também maior impacto nos domínios mentais com a progressão da incapacidade física.

Palavras-chave: Esclerose Múltipla; Qualidade de vida.

Por: Andréa Benigno / Daniela Santos  /Márcia Virgínia/Thais Ribeiro/Jéssica Boaventura
Acadêmicas em Fisioterapia da União Metropolitana de Ensino e Cultura, Lauro de Freitas-BA, Brasil.

  e Sarah Pontes ( Fisioterapeuta especialista em  Neurofuncional – Pilates e Enfermeira. Especialista em Saúde do Trabalhador. Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social. Professora da UNIME, UNIJORGE, ESTÁCIO.)

 

[su_button url=”http://fisioterapia.com/wp-content/uploads/2016/08/QUALIDADE-DE-VIDA-EM-PACIENTES-COM-ESCLEROSE-MÚLTIPLAOME.pdf” target=”blank” style=”flat” background=”#1e446e” center=”yes” icon=”icon: file-text”]Faça download do artigo completo[/su_button]
Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close