REABILITAÇÃO PULMONAR EM IDOSOS COM DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

PULMONARY REHABILITATION IN ELDERLY WITH CHRONIC LUNG DISEASE OBSTRUCTIVE: LITERATURE REVIEW.

RESUMO: Objetivo: Identificar os benefícios adotados na reabilitação pulmonar em pacientes idosos com DPOC. Método: A pesquisa é uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados Scielo, Google Acadêmico e Bireme. Foram selecionados vinte e oito artigos publicados em revistas e jornais entre os anos de 2002 e 2013. Resultados: De acordo com os artigos pesquisados nesse estudo, pacientes com DPOC submetidos a programas de reabilitação pulmonar apresentam melhoras significativas e evidentes, em sua maioria há uma redução da dispnéia e uma melhor tolerância aos exercícios, alterando positivamente a sua qualidade de vida. Conclusão: Programa de reabilitação em pacientes portadores de DPOC traz melhoras significativas nas alterações extrapulmonares causadas por essa doença como as disfunções musculares periféricas, bem como pode contribuir para reverter às alterações ventilatórias de forma indireta.

Palavras Chave: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica Reabilitação. Fisioterapia.

ABSTRACT: Objective: To identify the benefits adopted in pulmonary rehabilitation in olderly patients with COPD. Method: The reaserch is a bibliographic review, to research conducted based on information extracted from the web site Scielo, Google Scholar and Bireme. Twenty-eight (28) items were selected from bibliographic reviews and from cases which were publish in magazines and newspapers between the years of 2002 and 2013. Results: According to the articles surveyed in this study, patients with COPD undergoing pulmonary rehabilitation programs present significant and obvious improvements, mostly there is a reduction in dyspnea and improved exercise tolerance, positively changing their quality of life. Conclusion: Rehabilitation program in patients with COPD, brings significant improvement into the extrapulmonary changes caused by this disease such as peripheral muscle dysfunction, and as well as can help it indirectly the reverse from ventilator alterations.

Keywords: Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Rehabilitation. Physiotherapy

Por: Andressa Rodrigues Gonçalves de Carvalho1 Anna Karoliny Rodrigues Soares de Abrantes2 Amanda Carlos Ferreira Duarte3 Elisangela Vilar de Assis4 Dannielle Santiago de Souza Leão Fermandes5

1 Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Santa Maria. Cajazeiras – PB. Brasil.

2 Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Santa Maria. Cajazeiras – PB, Brasil.

3 Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Santa Maria. Cajazeiras – PB, Brasil.

4 Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC; Docente da Faculdade Santa Maria FSM. Cajazeiras – PB. Brasil.

5 Docente da Faculdade Santa Maria FSM. Cajazeiras – PB. Brasil.

Fonte: Revista Interdisciplinar em Saúde, Cajazeiras, 2 (2): 224-233, abr./jun. 2015, ISSN: 2358-7490