SÍNDROME DA CAUDA EQUINA: VOCÊ CONHECE?

Lumbar Vertebrae

O que é a cauda equina?

medula espinhal se dispõe ao longo do canal vertebral e termina ao nível da primeira vértebra lombar (L1), desde onde é prolongada por meio de longas e finas raízes constituídas pelos axônios que saem da medula e da coluna vertebral. Essas longas raízes formam a cauda equina, na parte inferior do canal vertebral, assim chamada porque lembra a cauda de um cavalo. Assim, ela constitui a ligação entre o sistema nervoso central e periférico, enviando e recebendo mensagens das pernas, pés e órgãos pélvicos, sendo responsável pela inervação dos membros inferiores e órgãos da região pélvica. A cauda equina, como o restante da medula nervosa, é imersa no líquido cerebroespinhal.

O que é a síndrome da cauda equina?

síndrome da cauda equina é o conjunto de sinais e sintomas decorrentes da compressão da cauda equina na região lombar.

Quais são as causas da síndrome da cauda equina?

síndrome da cauda equina é mais frequente em adultos do que em crianças, mas pode ocorrer em crianças que tenham um defeito espinhal de nascença ou tenham uma lesão na coluna vertebral. Frequentemente, ela é causada pela expansão de um disco intervertebral na região lombar, estreitamento do canal espinhal, tumorinfecçãoinflamaçãohemorragiafratura, acidentes de carro, queda, tiro ou defeito de nascimento. A síndrome da cauda equina pode ocorrer durante a gravidez, facilitada por uma hérnia de disco lombar. Enfim, as causas mais comuns da síndrome da cauda equina são todas as condições que resultam num canal vertebral estenosado.

Qual é a fisiopatologia da síndrome da cauda equina?

Na síndrome da cauda equina não há condução dos estímulos periféricos para a medula espinhal e vice-versa e os reflexos e tônus muscular ficam diminuídos ou ausentes. Isso ocasiona a perda parcial ou total da função urinária, intestinal e sexual devida à compressão da cauda equina na região lombar. A lesão em geral é incompleta, com preservação parcial da sensibilidade e da função motora.

Quais são os principais sinais e sintomas da síndrome da cauda equina?

síndrome da cauda equina é uma condição rara e em alguns casos constitui-se numa emergência cirúrgica. Os principais sinais e sintomas da síndrome podem aparecer agudamente, em horas ou dias, nos casos de hérnia discal, tumores, infecções e fraturas ou ser crônica, ocorrendo em meses ou anos, nos casos de estenoses lentas e progressivas do canal. A lesão do neurônio motor inferior motiva uma paralisia flácida e não ocorrem hipertonia muscular e hiperreflexia porque os neurônios motores permanecem intactos. Quando a compressão é na região lombossacra, ocorre anestesia perineal e nas áreas internas das coxas, incontinência urinária e intestinal e perda da função sexual, com paralisia e anestesia do assoalho da pelve. Se a compressão ocorrer num nível mais alto, pode haver paresia ou paralisia dos membros inferiores.

Como o médico diagnostica a síndrome da cauda equina?

diagnóstico da síndrome da cauda equina pode ser a partir de uma cuidadosa história médica e de um minucioso exame físico, exames de sangueressonância magnéticamielograma e tomografia computadorizada. Os exames de sensibilidade mostrarão analgesia perineal. Conforme a causa, o diagnóstico da síndrome da cauda equina é geralmente confirmado por um exame de ressonância magnética ou tomografia computadorizada. A eletroneuromiografia e o exame do líquido da coluna podem também ser úteis na determinação de causas infecciosas.

Como o médico trata a síndrome da cauda equina?

síndrome aguda da cauda equina precisa de tratamento imediato para aliviar a pressão sobre os nervos. A cirurgia deve ser feita rapidamente, dentro de 48 horas após o início dos sintomas para evitar danos permanentes, tais como paralisia das pernas, perda de controle do intestino ou da bexiga, da função sexual ou outros problemas. Em geral ela é feita para remover sanguefragmentos de osso, tumor, disco herniado ou um crescimento anormal de ossos que estejam prejudicando a luz do canal vertebral.

Dependendo da causa da síndrome da cauda equina o paciente pode precisar de altas doses de corticoides para reduzir o inchaço e aliviar a dor. Se houver infecção, os antibióticos podem ser receitados; se houver um tumor pode ser necessária a cirurgia e/ou quimioterapia e/ou a radioterapia. Se já ocorreram danos nervosos significativos, nem sempre é possível repará-los e o paciente terá que aprender maneiras de se adaptar às mudanças no funcionamento do seu corpo. A fisioterapia pode ser útil para a recuperação do paciente, após a cirurgia. Os fisioterapeutas irão cuidar do equilíbrio, da marcha e das transferências de forças. Além disso, a estimulação elétrica é útil para melhorar o tônus muscular.

Como prevenir a síndrome da cauda equina?

diagnóstico precoce da síndrome aguda da cauda equina pode permitir um tratamento que previna os possíveis danos neurológicos.

Como evolui a síndrome da cauda equina?

prognóstico para a recuperação completa da síndrome aguda da cauda equina depende de muitos fatores. O mais importante deles é a severidade e duração da compressão das raízes nervosas. Quanto maior for o tempo antes da intervenção para remover a compressão, maior o dano causado aos nervos. Dependendo de quanto dano tenha ocorrido, o paciente pode não recuperar totalmente suas funções.

Quais são as complicações possíveis da síndrome da cauda equina?

Nem sempre é possível reparar os danos nervosos significativos e o paciente permanecerá permanentemente com incontinência urinária e fecal e paralisia dos membros inferiores.

Fonte: http://www.abc.med.br