SÍNDROME DO TRATO ILIOTIBIAL OU JOELHO DO CORREDOR

Inflamação causa dores na região lateral do joelho e pode interromper
a atividade física. Recuperação dura em torno de três a seis semanas.

Popularmente chamada de joelho do corredor, a síndrome do trato iliotibial atinge, em sua maioria, os corredores de longa distância, embora este tipo de problema não seja exclusivo dos chamados fundistas. A lesão inflamatória causa dores na região lateral do joelho e, segundo a fisioterapeuta Flora Pitta, pode ocorrer por conta de diversos fatores, embora a sua causa ainda seja controversa.

– O único consenso é que a causa pode ser multifatorial. As alterações funcionais e biomecânicas, alteração excessiva no arco plantar (pé cavo ou plano) somadas a calçado inadequado, erro nas técnicas de treinamento, mudança de superfície, irregularidades no terreno, como subidas, descidas em excesso e buracos, aumentam o atrito do trato iliotibial e podem causar a lesão – diz a fisioterapeuta, que ainda chama a tenção.

– Não acredite que a única causa de dor lateral do joelho é síndrome do trato iliotibial, existem outras lesões inclusive mais graves.

Tratamento e prevenção

O primeiro indício da lesão é a dor que aparece durante o exercício, fazendo com que o atleta tenha que interromper os treinos. Com o passar do tempo, o incômodo pode passar para a  lateral da coxa e da perna (confira no infográfico acima). Segundo a fisioterapeuta, o tratamento pode necessitar de intervenção cirúrgica em casos mais extremos, embora a melhor opção é o tratamento conservador, que dura em torno de três a seis semanas.

– A melhor opção é o tratamento conservador com os cuidados de um fisioterapeuta, que tem como objetivo diminuir o quadro doloroso e melhorar os desequilíbrios musculares que o  paciente apresenta. O uso do gelo é bastante comum no tratamento. Em alguns casos, pode ser aplicado o uso de corticóides locais. Nesse tipo de tratamento, a volta a prática esportiva é progressiva, sempre sob orientação do fisioterapeuta – acrescenta Flora, que chama a atenção.

Segunda a fisioterapeuta, algumas medidas podem ser tomadas para evitar a lesão, como: orientação de um profissional, aquecimento antes da prática esportiva, uso de calçado adequado e alongamentos – principalmente da parte lateral dos membros inferiores (veja possíveis exercícios no infográfico acima).

O que é o trato iliotibial*

O Trato Iliotibial (TIT), é uma estrutura complexa que se origina na parte superior do quadril e se estende até a porção inferior do joelho. A união dos músculos glúteo máximo, médio e tensor da fáscia lata forma o trato iliotibial”.

“A função do Trato Iliotibial é a estabilização anterolateral do joelho, juntamente ao tendão femoropatelar lateral, que mantém a orientação da patela, pois sem eles a patela excursionaria para a parte de dentro do joelho”.

Fonte: runningshop