InovaçãoNotícias

SITE INOVADOR ROMPE TABUS E FALA DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA SEM RODEIOS

Conteúdo feito pela divisão Brasileiros Branded Content, área do portal Saúde!Brasileiros, explora o tema em profundidade com a participação de alguns dos maiores especialistas do Brasil

Por que falar de incontinência urinária?  A pergunta certa, na verdade, é: por que não falar disso? A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) estima que pelo menos 5% dos brasileiros – o equivalente a 10 milhões de pessoas – convivem com sinais de perda urinária e são diretamente afetados pelo desconforto.  É muita gente. A maioria, infelizmente, sofre em silêncio, sem mencionar seus sintomas a familiares ou aos médicos. Por isso, nos consultórios, é bastante comum que a incontinência seja descoberta durante exames clínicos para averiguar alguma outra queixa.

Na prática, a incontinência permanece cercada por tabus, medos e muita falta de informação. Somado, esse trio leva quem tem sintomas a um grande sofrimento.  O novo site Incontinência Sem Tabus foi pensado para romper essa barreira feita de silêncios. Discutindo o assunto com especialistas de renome, oferece informação consistente, de grande utilidade para quem acredita ter sinais da alteração, já obteve diagnóstico ou tem parentes e amigos às voltas com a perda urinária.

Incontinência Sem Tabus fala dos sintomas, das especificidades para homens e mulheres, dos constrangimentos e truques, dos tratamentos, exercícios e como se prevenir. As emoções também entram na pauta. “A perda urinária abala a autoestima e piora a qualidade de vida se a pessoa não tiver informação para controlar os sintomas”, disse a psicóloga Ana Cláudia Crotti Delmaschio, da Associação B.C.Stuart pela Continência,  em entrevista ao site.

AQUI, O DR. CARLOS SACOMANI DEFINE COM CLAREZA O DESCONFORTO

O urologista Sidney Glina, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Urologia e da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana, participa de Incontinência Sem Tabus. Ele enfatiza a necessidade de discutir o assunto abertamente. “No consultório, atendo indivíduos que têm vergonha de contar que estão com dificuldade para controlar o xixi”, diz ele. “Isso precisa mudar. É necessário informar as pessoas e vencer os preconceitos em torno do assunto, pois só assim elas poderão restaurar o seu bem-estar”, diz ele. Os renomados urologistas Carlos Sacomani, do Hospital A.C.Camargo, e Celso de Oliveira, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; e a endocrinologista Maria Fernanda Barca, dão dicas importantes sobre cuidados e fatores de risco nos textos e nas entrevistas em vídeo. “Jovens atletas que praticam esportes de alto impacto precisam se prevenir”, alerta a médica.

Thomaz Gollop, especialista em uroginecologia e obstetrícia e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, comenta as relações entre a incontinência e o número de partos, alerta para a eficácia dos tratamentos mais modernos e incentiva a busca por tratamento e prevenção. Os exercícios recomendados pelo médico foram elaborados pela fisioterapeuta Selma Carramão, do Hospital Pérola Byington, e podem ser baixados ou impressos, para estarem sempre à mão.

Um site para vários públicos

O propósito de Incontinência Sem Tabus é reunir informação em linguagem clara e acessível para ser aproveitada no cotidiano. Os textos são diretos e informativos, há entrevistas com especialistas, muitas dicas de cuidados e prevenção, infográficos, vídeos, ilustrações e fotos que ajudam na compreensão.

SABE COMO FUNCIONA O SISTEMA URINÁRIO DO HOMEM? 

O design do site é responsivo e pode ser acessado a partir de diferentes telas móveis, como os smartphones e os tablets. O leitor poderá ler em qualquer lugar e encontrar o que procura de forma rápida e intuitiva. Enquanto uma aba geral aborda aspectos básicos da incontinência urinária, o leitor pode acessar áreas que exploram com mais profundidade questões que interessam mais às mulheres ou aos homens.

O DR. CELSO DE OLIVEIRA EXPLICA CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS PARA OS HOMENS

Para os médicos de outras áreas, especialistas que lidam diariamente com a incontinência urinária sugerem abordagens que podem ser bastante relevantes para ajudar na identificação e tratamento da queixa. Afinal, o conselho dos mais experientes aguça a percepção para as palavras não ditas pelos pacientes.

Na aba Quem Cuida, direcionada aos cuidadores de pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida e incontinentes, o site tem dicas sobre a melhor maneira de falar do assunto, evitar atritos e obter maior adesão aos cuidados oferecidos, de que maneira organizar a casa para que ofereça menores riscos de acidentes.  Por fim, o site reúne orientações para o time que atende as pessoas incontinentes nas farmácias e drogarias. Compartilhamos sugestões sobre como tocar no assunto com esse público para não causar constrangimento.

Quem somos

Incontinência Sem Tabus foi desenvolvido pela divisão Brasileiros Branded Content, área do portal Saúde!Brasileiros responsável por  projetos de comunicação e conteúdo dirigido. Sua equipe é composta  por jornalistas especializadas na cobertura dos temas da saúde, webdesigners e infografistas.  Incontinência Sem Tabus é resultado dessa expertise e foi realizado em parceria com a empresa Kimberly Clark e sua agência, a Edelman Significa. “A Kimberly Clark, a Edelman Significa e Saúde!Brasileiros se engajaram na criação de um conteúdo jornalístico, desvinculado de produtos e marcas e voltado à educação em saúde. É informação segura, confiável e compreensível, o que ajudará mulheres, homens e médicos de outras especialidades a entender o que é a incontinência e a se prevenir”, diz Patrícia Rousseaux, diretora da Brasileiros Editora.

Fonte: Brasilieiros.com

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close