TORCICOLO NO PESCOÇO

0
26338

O que é torcicolo?
O torcicolo no pescoço é um distúrbio caracterizado pelo bloqueio de movimentos do pescoço para um lado (para a direita ou para a esquerda) e para trás.

Virar e dobrar para o lado saudável é possível e não causa nenhuma dor no pescoço.
Geralmente você acorda de manhã com um pescoço rígido ou bloqueado, mas a noite antes de dormir não sentia sintomas.

A rigidez do pescoço pode ser acompanhada de dor de cabeçaTorcicolo no pescoço,dor cervical e aos ombros.A pessoa deve girar todo o corpo para olhar para o lado afetado.Tipicamente, os sintomas duram alguns dias a uma semana e podem causar dor no pescoço que varia desde ligeiramente irritante para extremamente dolorosa e limitante.Enquanto alguns casos de extrema rigidez do pescoço são o sinal de uma doença grave, a maioria dos episódios agudos de dor ou rigidez do pescoço curam rapidamente pela capacidade de recuperação da coluna cervical.

Classificação

O torcicolo pode ser:

  • Congênito, é causado pelo encurtamento do músculo esternocleidomastóideo que provoca a inclinação lateral para um lado e a rotação no sentido oposto. O tratamento é cirúrgico.
  • Congênito ósseo, é visto entre os recém-nascidos e é causado pela fusão entre Atlas e Occipício, síndrome de Klippel-Feil ou outras anormalidades ósseas. O tratamento envolve o uso de um colar ortopédico;
  • Adquirido, pode ser causada por uma inflamação (reumatismo, tuberculose, abscesso), uma lesão ou um câncer. O torcicolo ocular faz parte deste tipo, nesse caso a postura do pescoço muda quando cobrimos um olho.

O torcicolo neurogênico pode ser causado por hemorragia intracraniana ou sangramento da siringomielia.

Além destes tipos de torcicolo grave, os adultos e especialmente as crianças muitas vezes sofrem desta desordem devido a contraturas musculares.

As causas mais comuns de um torcicolo de tipo muscular são:

  • A fadiga muscular é a causa mais comum de torcicolo, na prática, é uma entorse ou uma contratura muscular, principalmente do músculo elevador da escápula.
    Localizado na parte de trás do pescoço, o elevador da escápula liga a coluna cervical para o ombro.
  • O músculo levantador da escápula pode ser esticado ou puxado quando você realiza muitas atividades da vida diária
  • Dormir em uma posição que alonga os músculos do pescoço.
  • As lesões esportivas que causam um alongamento no pescoço.
  • Má postura, enquanto observa o monitor do computador.
  • O stress excessivo pode levar a tensão muscular no pescoço.
  • Manter o pescoço em uma posição anormal por um longo período, tal como apoiar o celular entre o pescoço e ombro.
  • O frio ou uma exposição ao ar frio
  • Um travesseiro muito alto
  • Dormir com o ar condicionado e o ventilador

Um torcicolo juntamente com febre alta, dor de cabeça, náusea, vômitos, tontura, sonolência, linfonodos inchados podem ser indicativos de meningite, ou seja uma infecção bacteriana que causa a inflamação das membranas protetiva que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
Outras infecções podem causar sintomas de torcicolo como a infecção meningocócica na coluna cervical. No momento em que um torcicolo é acompanhado de febre, você tem que ir imediatamente ao médico para ser controlado.
Muitas doenças da cervical podem causar torcicolo. A rigidez pode ser uma reação a um problema subjacente da coluna vertebral. Por exemplo, um disco herniado ou a artrose cervical pode causar a rigidez
Uma vez que as estruturas nervosas da coluna cervical são todas interligadas, um problema em qualquer área pode causar espasmos ou rigidez muscular.

Sintomas do torcicolo

Como regra geral, você deve consultar um médico se os sintomas do torcicolo não passam depois de uma semana. Devemos ir imediatamente ao pronto socorro se a rigidez do pescoço é causada por trauma ou se há outros sintomas e incômodos, tais como febre alta.
A maioria de nós já tiveram pelo menos um episódio de torcicolo na vida, geralmente não há motivos para se preocupar.
Na maioria dos casos, os cuidados médicos não são necessários, existem muitas maneiras para aliviar os sintomas e  melhorar à dor no pescoço.
A rigidez é muitas vezes causada pelo stress ou por contraturas da musculatura na zona, o tratamento é utilizado para relaxar os músculos e restaurar a flexibilidade da coluna cervical.
Geralmente, a dor é fortíssima e imediata mas não se sente quando você fica parado em uma posição que não alonga os músculos.

Normalmente o torcicolo não provoca inchaço nem vermelhidão.

Tratamento e remédios naturais

Na maioria dos casos, um torcicolo é um distúrbio de tipo agudo e passa sem tratamento entre poucos dias, é raríssimo um torcicolo crônico.

Repouso e apoio do pescoço
Uma maneira de aliviar a rigidez do pescoço é relaxar os músculos. Você pode se beneficiar através do uso de um colar cervical macio, disponível em todas as lojas de produtos ortopédicos, ou você pode colocar qualquer coisa parecida em casa.
Colocar uma toalha enrolada em seu colarinho da camisa ou ao longo do pescoço e junte as extremidades, de modo a mantê-lo apertado até o pescoço.
Para uma melhor postura na cama, é melhor dormir do seu lado com um travesseiro na cabeça e um pequeno entre os joelhos para apoiar a coluna vertebral.
Evitar  dormir sem travesseiro ou com dois travesseiros.

É necessário descansar o pescoço até que a dor passe. Isso significa que temos de evitar qualquer atividade que possa endurecer os músculos ainda mais. Evite correr, nadar e outros esportes que causam cargas pesadas no pescoço.

Esportes como o golfe podem causar uma rápida torção e esforço, é melhor fazer uma pausa até que esteja totalmente recuperado.
Tente não levantar objetos pesados até mesmo as coisas que estão no chão, pois pode causar a contração muscular e assim agrava a lesão que já está presente.

É melhor o frio ou o calor

Se a dor no pescoço é causada por uma lesão, a aplicação de gelo envolto em uma toalha pode ajudar a reduzir a inflamação e facilitar a cicatrização.
Aplicar o gelo durante 20 minutos de cada vez, 3/4 vezes por dia.

No caso de torcicolo causado por contração muscular, é necessário aquecer o pescoço para acelerar o processo de cura do corpo.
Entre os remédios rápidos, um banho quente ou a aplicação de água morna na coluna cervical pode ajudar o relaxamento dos músculos.

Massagem e alongamento

A massagem pode ajudar a relaxar os músculos e diminuir a rigidez, mas isso deve ser feito com muito cuidado. A massagem deve ser muito leve, você tem que se concentrar no relaxamento e não deve ser destinado a afastar a tensão muscular com manobras de amassamento.
Mover o pescoço lentamente para cima, para baixo e para os lados para estirar os músculos. Colocar uma pressão adicional sobre os músculos do pescoço pode agravar o problema, por isso não deve mover o pescoço muito rápido e evitar todas as atividades que pioram os sintomas.

Tratamentos com ervas

Medicamentos naturais podem ser de grande ajuda para relaxar os músculos rígidos. Você pode tentar espalhar óleos ou ervas, como hortelã, tomilho, calêndula ou milefólio é útil passar uma pomada com arnica e a garra do diabo.
Para preparar o óleo de massagem, aquecer algumas gotas de óleo de aromaterapia em uma colher, juntamente com um óleo, tal como óleo de azeitona, abacate ou sementes de uva. Uma vez que o óleo está pronto, você pode espalhar nos músculos rígidos.

Medicamentos para a dor

A dor de torcicolo, muitas vezes não desaparece imediatamente após a aplicação dos recursos mencionados, então analgésicos, como a aspirina ou Advil pode ser útil.

Os antiinflamatórios como o diclofenaco (Voltaren) e analgésicos, como paracetamol devem reduzir a dor nos músculos.
É possível aplicar um adesivo contendo a medicação, ou você pode aplicar uma pomada ou gel com ibuprofeno como o Alivium.

Os medicamentos ajudam à relaxar, portanto são importantes porque quando sentimos muita dor é difícil permanecer relaxados.

O método McKenzie é ótimo para tratar torcicolo.
O fisioterapeuta tenta mover o pescoço na direção bloqueada, antes de colocar a cabeça do paciente em um travesseiro e em seguida removendo-o.
Desta maneira no fim da primeira sessão já se vê uma melhoria e em duas sessões, o paciente deve curar-se completamente.

Alguns fisioterapeutas aplicam o kinesio taping para favorecer o relaxamento dos músculos.

Prevenção do torcicolo

Quem sofre de torcicolo deve verificar regularmente os hábitos diários para remover os fatores de risco.
Estresse, má postura, frio e vento podem causar tensão e dor no pescoço.
Aproveite o tempo para relaxar ou fazer algo que você gosta todos os dias, mesmo que apenas por alguns minutos.
Você deve ficar longe de correntes de ar e usar um lenço quando está frio.
O pescoço e a coluna vertebral precisa de um bom apoio enquanto se dorme, isso pode ajudar a aliviar a rigidez e é útil na prevenção de dor no pescoço.
A má postura pode ser melhorada com um programa regular de alongamento e ginástica.
Você também pode executar muitos exercícios em sua mesa, no ônibus ou enquanto assiste a televisão por alguns minutos a cada hora.
Com um pouco de esforço para manter o pescoço em uma posição adequada, com o tempo se torna natural e espontâneo.
Você tem que colocar o monitor do computador a uma altura que permite que você mantenha seu pescoço reto e relaxado.
Evite atividades que sobrecarregam o pescoço, como segurar o telefone entre a cabeça e o ombro

Quando precisa ir ao médico

Em alguns casos, a rigidez do pescoço é o sintoma de outra doença e pode indicar a presença de uma lesão grave.
Se sua dor não melhorar dentro de uma semana você tem que ir ao médico para ver se há algo mais sério que está causando a dor.
Quando ocorre um acidente de carro ou outro trauma, pode ocorrer o clássico golpe de chicote que provoca danos às vértebras do pescoço.
Você pode precisar de uma radiografia ou outros exames de diagnóstico para descartar uma lesão grave.
A menos que haja uma fratura grave, um colar cervical não é recomendado no tratamento desta doença.
Se você não ver uma melhoria rápida não se assuste, mas se a dor e a rigidez não passam, há provavelmente uma patologia associada e precisa de um exame minucioso do médico.
Se a dor piora ou é acompanhada de outros sintomas, poderia ser um sinal de um problema de saúde grave, então você precisa consultar um médico imediatamente.
Sintomas como dor de cabeça, sonolência, febre e tontura juntamente com a rigidez do pescoço podem ser sintomas de uma doença como a meningite.
A dor no pescoço e no braço pode ser causada por um ataque cardíaco, especialmente quando eles são acompanhados pela dificuldade em respirar, náusea e transpiração. Nessas situações, você tem que ir imediatamente ao pronto socorro.

Quanto dura? Quando passa? O prognóstico

No caso de contratura muscular que provoca o torcicolo ao acordar de manhã, a duração média é de cerca de 2 dias ou 48 horas.
Se o distúrbio é causado por uma doença grave, o tempo de recuperação depende de quando é efetuado o tratamento.

Fonte: fisioterapiaparatodos

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*