TRATAMENTOS ESTÉTICOS E A FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL

0
4104

A fisioterapia dermatofuncional é uma especialidade que utiliza recursos fisioterapêuticos no tratamento estético, embasados cientificamente. Os fisioterapeutas dermatofuncionais são profissionais especializados que promovem estudos científicos de todas as aplicações e ações terapêuticas.
Esta especialidade foi reconhecida pelo COFFITO, através da resolução 362 e oferece tratamentos de disfunções estéticas e funcionais da pele (facial e corporal). O fisioterapeuta dispõe de técnicas específicas para assegurar e potencializar resultados efetivos de tratamento sem causar danos à saúde com riscos menores, promovendo a melhora da sua saúde e do seu bem-estar, elevando a autoestima e contribuindo ao equilíbrio emocional, resultando em uma melhor qualidade de vida.
A análise da pele é um dos passos mais importantes para se definir a forma de tratamento após o reconhecimento das alterações que ocorrem nos tecidos que compõem sua estrutura tegumentar. Qualquer alteração presente na estrutura da pele seja qual for a causa que provocou, caracteriza a formação de lesões elementares. Os mecanismos indutores de lesões elementares podem ser de natureza circulatória, inflamatória, metabólica, degenerativa ou hiperplásica.
Dependendo dos tipos de lesões e das causas, podemos classificar as lesões da pele quanto a modificação da cor, eflorescências elementares de conteúdo (sólida ou líquida, eflorescências por solução de continuidade, eflorescências elementares caducas (escamas, crostas ou escaras) e as seqüelas.
As manchas pigmentares estão relacionadas à melanina e podem ser classificadas em hipercrômicas, hipocrômicas e acrômicas. As manchas hipercrômicas apresentam um tom escuro por excesso de melanina no local onde estão presentes; as manchas hipocrômicas são claras por apresentarem menor quantidade de pigmento e por fim as manchas acrômicas são desprovidas de melanina, como vemos no vitiligo.
As seqüelas são as cicatrizes e as atrofias. Cicatrizes são seqüelas provenientes de uma lesão da pele e as atrofias são cicatrizes caracterizadas pela diminuição de espessura da pele. As lesões comuns da pele são abscessos, cistos, cicatrizes, comedões ou cravos, nódulos, pápulas, pústulas e vesículas.
O envelhecimento causado pelo sol é chamado de fotoenvelhecimento, as reações na pele são acumulativas ao longo da vida. A pele jovem é uniformemente pigmentada e sem manchas, a pele envelhecida e exposta ao ser manchada fica amarelada, frouxa, áspera com rugas e poderemos ter mutações gerais nas células que poderão levar ao câncer de pele.
É importante conhecer o tipo de pele, pois há as mais sensíveis (claras) e as menos sensíveis (morenas). Para ambos os casos, a orientação para exposição ao sol é a mesma: o horário entre 10 e 15h deve ser evitado.
A fisioterapia dermatofuncional abrange os seguintes tratamentos:
Limpeza de Pele
É indicada no tratamento de limpeza das impurezas da pele e preparo para tratamentos específicos de rejuvenescimento, controle de oleosidade, acne, manchas, pré-operatório de cirurgia plástica, etc.
A pele deve receber um cuidado especial, estar sempre limpa e para isso se faz necessária uma limpeza profunda da pele. A limpeza da pele do rosto é tão necessária quanto tomar banho. Através dela poderemos manter a pele hidratada, limpa, sempre com aspecto saudável e jovem e protegida contra várias doenças de pele e também para deixar a epiderme limpa e com uma textura mais fina e agradável, pois as impurezas e células mortas acumulam-se na superfície da pele, que se torna opaca, ásperas e com manchas de sol, dificultando também a penetração de princípios ativos contidos nos cosméticos.

Peelings de Cristal e Diamante / Peelings Químicos
Promove uma regeneração dos tecidos epidérmicos, devido a uma descamação nas camadas da pele, eliminando células mortas e criando uma nova camada. Rejuvenesce, ajuda na redução de manchas, rugas, acnes e estrias.

Eletroestimulação Facial
A mesma técnica aplicada nos músculos da face para o tratamento de flacidez. Em um protocolo de rejuvenescimento facial é são realizadas junto com sessões de eletrolifting facial e hidratação profunda.

Estimulação Russa
É um recurso de eletroterapia indicado no tratamento de flacidez muscular promovendo a estimulação das fibras musculares, melhorando o trofismo muscular

Ultrassom
Pode ser usado associado ou não a cosméticos específicos. Sem a utilização de cosmético é indicado para o tratamento de fibro edema gelóide (celulite), pois proporciona um aquecimento e uma micromassagem no tecido ajudando a reduzir os nódulos. Com associação de cosmético, o tratamento é chamado de fonoforese e funciona como uma mesoterapia sem agulhas, pois ajuda a penetração do produto no tecido e pode ser indicado para gordura localizada ou celulite. É importante dizer que nem todos os cosméticos podem ser usados com o ultrassom.

Bandagem Fria
É feita através de um gel crioterárico aplicado em todo o corpo e coberto com uma bandagem elástica, promovendo um resfriamento corporal. Esse resfriamento faz com que o metabolismo aumente na tentativa do corpo se manter aquecido, sendo assim, eficaz no tratamento de gordura localizada.

Massagem Modeladora
Assim como a massagem clássica associada a cosméticos específicos é essencial no tratamento da celulite, visto que promove uma melhora da circulação local, diminuição da dor, melhora do aspecto, aumento da maleabilidade tecidual e auxílio na penetração de produtos.

Drenagem Linfática Manual (facial e corporal)
É uma técnica de massagem manual que estimula o sistema linfático, favorencendo o seu funcionamento, diminuindo a retenção de líquidos. Indicada no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas, no tratamento da celulite, gordura localizada e edemas. É indicada para mulheres,inclusive gestantes, pois geralmente são os grupos que tem uma maior retenção de líquidos devido às influências hormonais. Melhora a oxigenação das células, a circulação sanguínea e eliminação de toxinas.

Gomage e Hidratação da Pele
São indicados, sobretudo para eles envelhecidas, oleosas, cansadas com cravos e comedões, e principalmente para as que se apresentam ásperas. Usada em tratamentos corporais e faciais, tanto para homens como mulheres.

Endermologia
O aparelho realiza a sucção da pele através de rolamentos, promovendo o deslocamento dos tecidos, estimulando a circulação local, aumento da oxigenação do tecido, favorecendo à diminuição da fibrose ocasionadas em cirurgias plásticas e na celulite, auxiliando também na redução de medidas.

Eletrolipólise
É uma técnica de tratamento para gordura localizada com aplicação de corrente elétrica específica que atua diretamente na célula de gordura, facilitando sua metabolização.

Corrente Aussie
Promove uma tonificação muscular (atinge fibras vermelhas e brancas), melhorando o aspecto celulítico, flacidez, redução da gordura e auxilia no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.

Eletrolifting / Microgalvanopuntura
É uma técnica realizada para o tratamento de revitalização cutânea que consiste na associação da corrente galvânica e a punção da agulha de metal sobre a pele provocando uma escarificação ou punturação induzindo a uma inflamação local. Consequentemente, ocorrerá um aumento na produção de colágeno e elastina, formação de novos vasos e uma alteração morfohistológica da pele, favorecendo uma melhora nas estrias e nas rugas.

Heccus
Terapia combinada (ultrassom + corrente galvânica pulsada),o ultrassom promove uma agitação mecânica que torna o estado sólido em gel, favorecendo à melhora da celulite e da fibrose, absorção de equimoses, principalmente em pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Também ocorre o aumento do metabolismo e da oxigenação, contribuindo para a eliminação das toxinas e a diminuição da gordura localizada. Associado à corrente, haverá um estímulo dos filamentos dos vasos linfáticos, favorecendo à drenagem linfática.

Cosméticos
São utilizados em todos os tratamentos com o objetivo de obter melhores resultados.

Fonte: IN Geralda Rodrigues

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*