VEJA DICAS PARAS EVITAR DORES MUSCULARES NO INVERNO

0
945

Idosos, pessoas com doenças degenerativas e recém-operadas estão mais propensas a sofrer com a mudança de temperatura

Durante o inverno, praticamente dobra o número de atendimento a pessoas com dores musculares. São indivíduos que chegam ao pronto socorro se queixando de desconforto no pescoço, nas pernas e nas costas. Isso acontece porque nos dias frios há uma tendência maior a contrair os músculos do corpo, se encolher e se movimentar menos, o que causa maior rigidez muscular.

De acordo com o Gilberto Anauate, coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital Santa Paula, pessoas idosas, com doenças degenerativas como artrite e artrose, problemas na coluna, fraturas e recém-operadas acabam sofrendo mais dor nessa época do ano devido às mudanças na temperatura ambiente. No entanto, até quem não tem problemas de saúde pode apresentar dores de tanto se contrair.

Procure sempre se movimentar, pois isso estimula a produção de líquido sinovial, responsável pela lubrificação das articulações— aconselha o especialista.

Para se prevenir, confira algumas dicas do médico:

 – Mantenha o corpo aquecido, em especial as extremidades e o pescoço, pois a friagem pode causar torcicolo e provocar contraturas musculares.

– Exercite-se no inverno. Muitas pessoas desistem de praticar exercícios físicos nessa época do ano, mas aquecimento e alongamento são fundamentais neste período porque a musculatura fica mais contraída e a incidência de lesões é maior. Além disso, o alongamento ativa a circulação e diminui o frio. O ideal é alongar antes e depois dos exercícios ou duas vezes ao dia, ao acordar pela manhã e à noite.

– Os idosos devem se proteger da umidade, pois ataca as articulações, causando dores. O dormitório deve ser seco e claro.

– Se a dor for frequente, fale com seu médico. Ele pode indicar um anti-inflamatório, um relaxante muscular e, em alguns casos, um tratamento com RPG (reeducação postural global) e fisioterapia.

– Aposte nos chás termogênicos para se aquecer e evite comidas cruas, bebidas geladas e laticínios. Sopas e caldos também são indicados, mas cuidado com o excesso de calorias.

Fonte: http://zh.clicrbs.com.br/

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*