VOCÊ SABE ESCOLHER O TÊNIS CERTO? VEJA DICAS E EVITE LESÕES DURANTE A CORRIDA

0
1022

Escolher o tênis pode ser um momento de dúvida para muitos corredores. Muito se fala sobre o calçado, mas pouca coisa foi realmente comprovada até os dias atuais

 Qual o melhor modelo? Posso usar um tênis com menor sistema de amortecimento? Preciso de um tipo específico para pronação ou supinação?

Você provavelmente irá encontrar respostas conflitantes para essas perguntas em uma busca na internet. A verdade é que, cientificamente, ainda se sabe muito pouco sobre a influência dos tênis de corrida para a saúde do corredor. Muito se fala sobre o calçado, mas pouca coisa foi realmente comprovada até hoje.

 É possível identificar pisada só pelo desgaste causado no tênis?

Mas isso não significa que não existam dicas para escolher o seu tênis. Vou resumir as informações mais confiáveis e recentes sobre esse assunto:

1 – Escolha o modelo pelo conforto
Pode parecer simples e até um pouco óbvio a princípio, mas essa dica carrega muita informação. Usar o conforto como parâmetro para a escolha do tênis parece reduzir as taxas de lesões em corredores. Isso, de fato, foi testado por um dos pesquisadores mais renomados na área da corrida, o Dr. Benno Nigg. Ele sugere que o nosso corpo e o nosso cérebro funcionam de forma diferente quando nos sentimos confortáveis, o que seria um fator de proteção.

Então o melhor modelo para você é aquele com o qual você se sente mais confortável. Fácil, não é? Mas há ciência envolvida nisso.

      Exercite os músculos do pé e ganhe mais estabilidade na corrida com o foot core

2 – A questão do amortecedor
O amortecedor do tênis é capaz de atenuar um pouco o impacto que o corpo recebe a cada passada. Se esse acessório de fato protege o corredor de lesões, ainda não é sabido. Existem poucas pesquisas sobre o assunto e as mais recentes apontam que o amortecedor sozinho não diminui o risco de lesões na corrida. Além disso, a maneira como a pessoa corre, ou seja, a biomecânica, tem se mostrado mais efetiva na redução do impacto que o corpo sofre do que o sistema de amortecimento do tênis.

Sendo assim, o amortecedor não deveria ser o principal critério de escolha do um tênis. Mas um detalhe deste tópico merece atenção: existem no mercado modelos com pouco ou nenhum amortecimento, os chamados tênis minimalistas. Se você não está habituado a usá-los, é preciso um período lento de adaptação e uma corrida com boa biomecânica para absorção de impacto pelo próprio corpo.

3 – Pronador, neutro ou supinador? 
Fala-se muito do tênis específico para cada tipo depisada, que pode ser neutra, pronada ou supinada. No entanto, o volume de informações científicas comprovadas sobre esse assunto é também muito pequeno. Que eu tenha conhecimento, existem apenas cinco pesquisas de alta qualidade nesse tema. Quatro delas mostraram que um tênis específico para o tipo de pisada não previne lesões. Um único estudo, publicado em janeiro desse ano, viu que corredores com pisada pronada se machucaram menos usando um tênis para pronador.

Por enquanto, a matemática ainda parece pender para o uso de tênis sem a preocupação com o tipo de pisada. Porém, a área da corrida ainda está engatinhando em termos de ciência a ainda teremos muito a aprender.

           Faça em casa cinco exercícios para a musculatura dos pés e evite as dores

Quando olhamos para informações mais sérias, percebemos que só o tênis não é capaz de proteger o corredor contra lesões. Há muitos outros aspectos a serem levados em conta, como a biomecânica, as características do treinamento e até fatores comportamentais. Portanto, a escolha do tênis, na prática, é algo simples e pessoal. O corredor deve manter em mente que, após a escolha do calçado, vários outros cuidados também devem ser tomados para uma prática esportiva saudável.

Autora :RAQUEL CASTANHARO
Fisioterapeuta formada e mestra em biomecânica da corrida na USP. Realizou pesquisa em biomecânica da coluna na Universidade de Waterloo, Canadá. Trabalha com fisioterapia e avaliação biomecânica em São Paulo e Jundiaí. www.raquelcastanharo.com.br

Fonte: globoesporte

SEM COMENTÁRIOS

O QUE ACHOU DESTE CONTEÚDO? DEIXE SEU COMENTÁRIO.

*