Áreas de AtuaçãoSaúde Geral
CONHEÇA O CONCEITO SOHIER

O Concept Sohier é um método de tratamento manual que utiliza a Fisioterapia Articular Analítica para garantir a estabilidade de nosso sistema osteo articular. Um outro olhar sobre a “Maquina Humana” e entender melhor as patologias de origem mecânica.
Desde 1947 e junto com o Prof. Max Ruelle, descobriram que não existia só um tipo de coxarthrose, mas dois. A coxarthrose expulsiva e a coxarthrose penetrante.
O conceito foi desenvolvido na Bélgica por Raymond Sohier que, após anos de pesquisas, descobriu que o bom rendimento de uma articulação não é sinônimo de boa saúde tissular. Isso significa que o movimento, mesmo se fosse ré educacional, não oferece jamais a possibilidade de corrigir uma lesão articular. Na Fisioterapia Analítica, pela rearmonização articular, o fisioterapeuta vai poder modificar e influenciar de maneira favorável os equilíbrios biológicos dos tecidos articulares e peri articulares.
Por meio do Concept de R. Sohier é possível fazer uma análise coerente sobre as necessidades terapêuticas de cada paciente a partir de sua predominância funcional no dia a dia. A partir desta análise, é possível traçar as estratégias de tratamento.
Portanto, é profundamente eficaz para o tratamento das patologias como artrose, tendinite, peri artrite, epicondite, epifísite, coxarthrose, gonartrose, hérnia discal e hérnia de Schmörl, escoliose, hipercifose, hiperlordose, metatarsalgie, Fasciíte plantar, túnel do carpo, entorse sacro ilíaca, alterações da ATM.
O objetivo final do Concept Sohier é devolver para cada articulação o seu ritmo biomecânico fundamental, ou seja, o estado de harmonia articular quem irá preservar a integridade biológica de todos os tecidos:
Perguntas Frequentes
O movimento, mesmo reeducacional, não oferece jamais a possibilidade de corrigir uma lesão articular. Por isso, a visão analítica é bem diferente dos outros métodos utilizados aqui no Brasil, que se baseiam nos movimentos de estirar, alongar e tonificar os músculos, sem pensar se a articulação pode fazer isso sem se destruir.
Desta forma, existe uma cronologia dentro do tratamento. Primeiro tratar a articulação e normalizar a interlinha articular para depois tratar o músculo.
A primeira sessão consiste em constar a patologia do paciente (dores, tipo, topografia, etc.).
Depois, o terapeuta irá realizar os testes manuais de barreira motriz para determinar quais são as lesões das articulações com problema. Após, o terapeuta vai corrigir seletivamente cada lesão da articulação, manualmente. A correção será sempre suave e não dolorida.
Depois disso, novos testes são feitos para verificar a eficiência das correções.
Todas as patologias do sistema ósteo-articular:
• As patologias inflamatórias dos tendões (periartrite escapulo-umeral,
tendinite de Aquiles, tennis elbow, etc.)
• As patologias traumáticas dos músculos (rupturas, distensões, etc.)
• As patologias degenerativas articulares (artrose, ciatalgia, neurite cervico
braquial, hérnia discal, hérnia de schmorl, etc.)
• As patologias da estática do esqueleto (hipercifose, hiperlordose,
escoliose, etc.)
seguir a parte teórica.