InovaçãoNotícias

ESTUDANTES DE FISIOTERAPIA DESENVOLVEM APLICATIVOS PARA AUXILIAR NO TRATAMENTO DE CONDIÇÕES REUMATOLÓGICAS

Alunos da 7ª série do Curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar Campus Natal apresentaram, no dia 17 de junho, protótipos de aplicativos para dispositivos móveis. Trata-se do resultado do trabalho desenvolvido na disciplina Fisioterapia Reumatológica, por meio de uma metodologia de aprendizagem que visa colocar em prática os conhecimentos clínicos dos estudantes aliando a inovação tecnológica na área de saúde.

O objetivo principal dessa metodologia de ensino é elaborar produtos de Tecnologia da Informação e Comunicação em plataforma web, para auxiliar profissionais de saúde ou pacientes no manejo de condições reumatológicas, as quais são em grande maioria doenças crônicas. Os aplicativos desenvolvidos pelos estudantes focam em aspectos ausentes naqueles já disponíveis para uso.

A especialidade de Fisioterapia Reumatológica, assim como outras da profissão, lida com condições de saúde crônicas que necessitam de acompanhamento a longo prazo como também que ultrapassa os limites do contato presencial do profissional de saúde com o paciente, os quais precisam continuar o manejo da sua condição em casa através da realização de exercícios terapêuticos ou cuidados comportamentais.

Com isso em mente, os alunos desenvolveram aplicativos que auxiliam o fisioterapeuta a monitorar e guiar o cuidado de doenças como osteoartrites/artroses, osteoporose, fibromialgia e artrite reumatoide. Em breve, os aplicativos estarão disponíveis em lojas virtuais para download tanto para profissionais como pacientes, dependendo do seu público-alvo.

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conferir também

Close
Close