NotíciasSaúde

RPG AJUDA A DIMINUIR DORES E MELHORA A QUALIDADE DE VIDA

Reeducação Postural é recomendada para tratar de diversos males

 

O número de pessoas que possuem dores nas costas é alto. Estima-se que entre 60% e 80% da população mundial acima de 30 anos sofra desse mal.

“A Lombalgia pode ser definida como qualquer dor, com ou sem perda de mobilidade, que acomete da região lombar até a prega glútea. Quando existe uma irradiação dessa dor para as pernas, ela passa a se chamar Lombociatalgia, porque nesses casos o nervo ciático está envolvido.”, diz o fisioterapeuta especializado, Dr. Evaldo D. Bósio Filho.

É possível que a dor seja acompanhada de déficit motor e/ou sensitivo – perda de movimentos e sensibilidade, podendo haver pinçamento do nervo ciático. Esses sintomas são diagnosticados, na maioria das vezes, em pessoas que mantêm a postura inadequada no seu dia a dia, carregam muito peso em bolsas e mochilas e/ou estão acima do peso.

Ainda há problemas como tensões dos músculos das costas, desequilíbrio da musculatura abdominal, quedas e traumas sobre a região lombar e hérnias de disco.

O diagnóstico das dores nas costas, segundo o especialista, é feito por meio de uma avaliação bem elaborada, que conta com exames de imagem (Raio X e Ressonância Magnética) e questionamentos a fim de identificar o tipo da dor, como ela acontece, que momento do dia ela ocorre e com qual gravidade e freqüência ela aparece.

O acompanhamento de um profissional especializado é fundamental, por conta dos exercícios e tratamentos que serão aplicados. “O fisioterapeuta trabalha com o reequilíbrio muscular, por meio de alongamentos e fortalecimentos musculares que devem acontecer de forma progressiva, sem acarretar novas dores ao paciente. A Reeducação Postural Global (RPG) também é uma grande aliada no tratamento”, afirma o Fisioterapeuta.

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é uma técnica de Fisioterapia desenvolvida para o tratamento das dores que têm origem em desvios posturais e, acredite, é uma ótima alternativa para quem quer mais qualidade de vida. A técnica desenvolvida na França no início da década de 80, pelo terapeuta Philippe Souchard, a RPG ameniza desde dores cervicais e lombares até problemas posturais e respiratórios.

“Os principais objetivos são prevenir e combater dores relacionadas à má postura e, de forma harmoniosa, dar uma nova conscientização postural, corrigindo as alterações e melhorando a qualidade de vida do paciente”, explica o fisioterapeuta e membro da Sociedade Brasileira de RPG Dr. Evaldo D. Bósio Filho.

Por: Evaldo Bosio – Fisioterapia – CREFITO 102898F/SP

Tags
Mostrar mais

Fisioterapia.com

Encontre no Portal Fisioterapia.com uma grande variedade de notícias, artigos, oportunidades e serviços exclusivos para Profissionais e Acadêmicos de Fisioterapia ou interessados pela área.

Publicações relacionadas

Um comentário

  1. Achei este conteúdo pobre, sem referências bibliográficas, colocou um fisioterapeuta dizendo algo que está em artigos, sem as devidas referências. Sou autora do 1 ensaio clínico controlado randomização com avaliador cego em que tratei 61 pacientes com a técnica RPG em lombalgia crônica realizado em uma universidade seria. Foi publicado em revistas que possuem credibilidade no meio acadêmico e abrindo esta ” leitura” desta notícia achei que haveria algumas referências… mas nada..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close